Dizem que ela é o espírito de uma cabocla de cabelos negros tão longos que lhe cobrem todo o corpo. Mora na floresta, defende os animais e as plantas e, quando contrariada, pode usar os chicotes da mata para surrar os caçadores. Segundo o site O Recife Assombrado, a lenda da comadre fulozinha tem origem no interior de Pernambuco e é uma das assombrações mais famosas do Estado.

No próximo sábado, dia 16, o pessoal da Trilhas Eco Verdejante realiza sua primeira trilha noturna e temática, pelas matas de Aldeia, contando a lenda da Comadre Fulozinha. A ideia é unir o contato com a natureza ao exercício ao ar livre e ao conhecimento do folclore nordestino. Tudo isso aliando ainda a preocupação ambiental, já que ao longo do percurso serão compartilhadas informações sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Segundo Anderson Caetano, responsável pela empresa de trilhas em Aldeia, o passeio de sábado é o primeiro de uma série que ele pretende promover na mesma linha. A trilha tem 5 quilômetros, com algumas subidas, e portanto, tem nível moderado de dificuldade. Além das paradas para conversas sobre a fauna e flora e contação da lenda em si, um banho de rio será uma das maiores atrações do passeio.

Os participantes devem levar lanterna (obrigatório), vestimenta e calçados apropriados para caminhadas, repelente, toalha e roupa de banho.

Trilha Noturna em Aldeia
Sábado, 16/3, das 17h às 20h30.
Concentração no km 9 da estrada de Aldeia (Posto Ipiranga).
Valor: R$ 50 (jantar, monitores, brinde, taxa ambiental e certificado).

Contatos:
Anderson Caetano (081) 98688-9168
Erika Takata (081) 99470-6654