“Vocês vão morar em Aldeia? Qual quilômetro? Por que tão longe? São malucos? Mas é muito longe! É muito caro. É muito bonito. O custo de vida é alto. Vocês têm certeza?”

Nunca pensei morar em Aldeia. De repente fomos subtraídos do Recife, e, num planejamento de 20 dias, nos mudamos. Eu achava que aqui não tinha nada: comércio, escolas, restaurantes…pessoas. ? Que nada, Aldeia tem tudo além do que jamais imaginei!

Em 10 meses descobrimos que moramos em uma APA (Área de Proteção Ambiental), fiz trilhas, fiz amigos, vi bichos que jamais conheci e voltei a ver vagalumes!!!

Leia também:

Maciel Melo, o “Caboclo Sonhador”, declara seu amor por Aldeia

Aldeiense cria clube para quem gosta de ler

As "filhas" de Aline agora têm bastante espaço para correr e fazer suas descobertas
As “filhas” de Aline agora têm bastante espaço para correr e fazer suas descobertas

A vida aqui é diferente. Tem suas tribulações, como voltar de Recife depois de um dia de trabalho e pensar “Meu Deus, como é longe. Por que fizemos isto?” E acordar na manhã seguinte com um clima maravilhoso te convidando para levantar e viver.

Trabalho com tecnologia e educação, há 1 ano morava em um apartamento de 90m² em Recife, e não tinha ideia de que viver no meio da natureza era tão mais acessível e fácil como é em Aldeia. Hoje, vivo em uma chácara onde cabem muitos apartamentos dentro. Temos três filhas – duas rottweilers e uma labradora –, que têm o privilégio de ter um quintal para viver, com fauna e flora que vão levar anos para explorar e nem será completamente.

Não somos o tipo “natureba”, mas automaticamente passamos a nos alimentar melhor porque as opções são muitas. Muitas pessoas que moram aqui plantam, colhem e vendem. Por isso, sempre temos orgânicos de maneira mais acessível. Fora que nossos pés de coco são sempre gentis conosco e nos fornecem a melhor água do mundo: a do nosso quintal.

"Fiz trilhas, fiz amigos, vi bichos que jamais conheci e voltei a ver vagalumes!!!"
“Fiz trilhas, fiz amigos, vi bichos que jamais conheci e voltei a ver vagalumes!!!”

Se você curte plantar flores ou alimentos, Aldeia é o lugar certo. Atrevo-me a citar a carta mais conhecida na história do país e dizer que “em se plantando, tudo dá”:

“Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.” – Carta de Pero Vaz de Caminha

Ouvimos muitas histórias antes de vir morar aqui. E como moradores oficiais de Aldeia, podemos agora falar:

– O custo de vida é normal. Tem de tudo para todos;
– As pessoas são amáveis, educadas e prestativas;
– O clima é sempre bom. Faça chuva ou faça sol;
– A segurança é como em qualquer lugar: atenção nunca é demais; e
–  Tem delivery de tudo!!! Yes!

Esta lista pode ser bem maior, mas prefiro apenas incitar a reflexão de quem mora aqui e a curiosidade de quem não mora.

Padarias, mercados, petshops, feiras, serviços, escolas, diversão, esportes (trilhas!), e, principalmente, natureza! Aqui tem tudo isso para quem se dispõe.

Uma ótima fonte de informação para conhecer Aldeia é o PorAqui Aldeia. Consegui achar serviços, comida, comércio, eventos. O site se tornou meu guia de sobrevivência.

Aline Martins é moradora de Aldeia, linguista, professora universitária e gestora de projetos em tecnologia.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.