Um estande de 25 metros quadrados, com design arrojado e tubos circulares, onde os visitantes poderão viver uma experiência virtual imersiva em um passeio na cidade do Rio de Janeiro. Na Bienal Geek, que ocupará o Centro de Convenções de Pernambuco, nos dias 26 e 27 de maio, a TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação, apresentará seu primeiro projeto de realidade virtual.

A plataforma, um aplicativo que roda junto ao celular e aos óculos de realidade virtual, tem navegação com ponto focal e passeia pela cidade através de cinco pontos históricos: Cristo Redentor, Praça Mauá – incluindo uma visão completa do painel do artista Kobra e o Museu do Amanhã –, Lapa, Quinta da Boa Vista e Praça Quinze, até a Ilha Fiscal.

Computação gráfica ganha espaço na Bienal Geek com a Escola SAGA

O objetivo da TV Escola é oferecer um passeio virtual pelas cidades brasileiras, com imagens reais e áudio explicativo sobre os locais, suas histórias, a importância geográfica, dados arquitetônicos e fontes de conhecimento que interajam com o currículo escolar. O projeto abraça ainda a questão da acessibilidade: o aplicativo foi construído com versão em Libras também para as crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva.

(Foto: Divulgação)

“É uma experiência educativa, divertida, inclusiva e que integra a característica multidisciplinar da educação”, explica Caio Leboutte, Diretor de Tecnologia da ACERP/TV Escola, e que participará de uma das mesas de debate do evento juntamente com Luciano Meira, do C.E.S.A.R.

O estande, localizado na rua central do centro de exposições, também terá várias telas e fones com exibição permanente de episódios do programa Hora do Enem.

Bienal Geek

Baseada no tripé entretenimento, educação e economia, a Bienal Geek de Pernambuco acontece nos dias 26 e 27 de maio, no Pavilhão do Centro de Convenções. Os ingressos já estão disponíveis no site do Sympla.