Atualmente, Boa Viagem é um dos bairros mais ricos do Recife, com uma população de mais de 120 mil habitantes e uma infraestrutura completa, com uma economia pujante. No entanto, essa realidade não pertenceu a Boa Viagem durante toda a sua existência. O PorAqui separou fatos da história do bairro.

Surgiu como um local de descanso dos viajantes

A histórica Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem foi construída no século XVII e ganhou este nome por causa da devoção dos navegantes e viajantes que utilizavam a região para repousar das viagens vindas do sul da Capitania de Pernambuco. Na época, havia algumas vendas que serviam de local de descanso.

Estrada de ferro e transporte com burro

Em 1858, foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Recife-São Francisco, na região próxima à Vila do Cabo. A estação era situada no final da atua Rua Barão de Souza Leão, e a ligação entre a Pracinha de Boa Viagem e a estação era feita de duas formas: trole (carros mecânicos movidos com ajuda de cabos de aço) ou bonde de burros.

Construção da Avenida Boa Viagem

A famosa e já muito utilizada para eventos Avenida Boa Viagem só foi construída em 1924, e foi aí que teve impulso a urbanização do bairro, que já era utilizado pelos moradores de outras áreas da cidade para veraneio.

Primeiros arranha-céus

A vocação para sediar prédios altos teve início em 1957, com a construção do edifício Holiday, e seguida em 1958 e 1960, com a inauguração do Acaiaca e do Califórnia, respectivamente. No entanto, os três edifícios eram, inicialmente, utilizados ainda para veraneio.

Ocupação

Apesar de Boa Viagem já ser um bairro querido pela galera das outras áreas da cidade, a turma só veio morar mesmo pelas bandas de cá no fim da década de 1960 e ao longo da década de 1970, com as cheias do Rio Capibaribe, que atingiram drasticamente residências de bairros ribeirinhos, como Casa Forte, Parnamirim, Santana, Graças, Torre, Madalena, Caxangá, Cordeiro, Ilha do Leite, entre outros.

Você conhece outros fatos históricos de Boa Viagem? Destaca aqui para a gente.
  


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)