Uma vez, eu conversando com um rapaz que mora em São Paulo, ele se mostrou admirado com a paisagem da orla de Boa Viagem e vislumbrou que deveria ser maravilhoso passar o fim de tarde na sombra e levando uma brisa. Eu respondi que não é bem assim, porque o nosso fim de tarde aqui no Recife não é tão alongado quanto nas regiões mais ao Sul do País.

Vídeo sobre a praia de Boa Viagem das antigas mexe com a saudade

No entanto, eu parei para pensar e listei algumas coisas que gosto de fazer quando tenho oportunidade de ir à orla no fim de tarde. Lembrando que orla do Recife tem aproximadamente 7 km entre os bairros de Setúbal e Pina, o que te dá uma infinidade de possibilidades de como passar o fim de tarde. Confere aí.

7 coisas que só quem frequenta a Praia do Pina entende

Brincar com e como criança nos parquinhos ou na areia
Levar a criançada para brincar como se não houvesse amanhã é bom demais. Eles se divertem bastante, e a gente pega carona. Depois das 15h, o Sol já começa e se colocar por trás dos edifícios. Isso quer dizer que, depois das 16h, o calçadão e faixa de areia são só sombra.

Sentar na areia e contemplar o mar
Isso é uma coisa que gosto bastante de fazer, principalmente quando estou de férias, porque tenho mais tempo para gastar. É uma boa para parar o seu mundo e refletir.

Caminhar
Nesse horário tem uma multidão fazendo caminhada e outros exercícios físicos, mas se o objetivo é só espairecer, vale andar alguns quilômetros sem pressa, só para respirar um pouco o ar que vem do mar.

Tomar água de coco
Nessa caminhada, vale a pena uma paradinha para tomar água de coco. Tem gelada e natural. Os quiosques não se limitam a essa bebida. Oferecem outras opções de lanche também. Há alguns até com açaí, que também faz um sucesso por lá.

Pedalar
O que falei sobre caminhar vale para pedalar e também vale para a paradinha para a água de coco. Só é importante ficar atento na ciclofaixa, que tem menos espaço que a calçada e tem ciclistas com outros objetivos, como voltar do trabalho para casa e, por isso, com um pouco de pressa.

Praticar esportes
A caminhada e a pedalada podem ser encaradas como esporte, mas a faixa de areia e a própria calçada te dão outras possibilidades. A corridinha na calçada é revigorante, assim como as inúmeras modalidades que já são praticadas pelos frequentadores da orla.

Jogar dominó
Essa atividade eu confesso que nunca fiz. Mas acho bacana quando passo e vejo os senhores jogando na calçada. ?