O nosso colaborador Pedro Galvão, nascido e criado em Brasília Teimosa, conversou com sua mãe, suas tias e seus primos e reuniu sete curiosidades que mostram o povo de BT como único na região. Confira aí.   

Por Pedro Galvão

1. VERSÃO TEIMOSA DA CAPITAL

(foto: Brasilina Teimosina/Facebook)

A teimosia dos moradores se dá na própria origem da comunidade: os habitantes reconstruíam suas moradias durante a noite após constantes demolições do governo estadual na década de 50, coincidindo com a construção da Capital Federal.

2. E TOME DEMORA…

Os moradores de Brasília Teimosa possuem atualmente duas linhas de ônibus: Brasília Teimosa e Brasília (Conde da Boa Vista). As reclamações sobre a demora na espera das linhas são antigas, mas eis que surge a curiosidade: ao invés de se deslocarem para a Av. Antônio de Góes para ter mais opções que têm o Centro do Recife como destino, a grande maioria da população prefere enfrentar a demora das linhas no bairro.

3. BERNARDO IVAN LINS

O Centro Municipal de Ensino Infantil Bernard Van Leer é uma das instituições mais antigas do bairro. Curioso é como muitos dos habitantes confundem o nome do empresário e filantropo holandês com o cantor e compositor carioca Ivan Lins.

4. É UM PRÉDIO É?

(foto: Facebook)

Quando algumas casas com mais de três andares estão em construção, logo surgem os comentários de que é proibido ultrapassar o limite de três andares pela condição do bairro ser uma Zona Especial de Interesse Social.

5. SIRI BIKE

(foto: Alexandre Gondim/arquivo JC Imagem)

A bicicleta sempre foi o principal meio de transporte da comunidade. Por se caracterizar como um bairro popular, cuja extensão é de aproximadamente 65 hectares, a bicicleta se tornou naturalmente o veículo mais utilizado para o deslocamento dentro do bairro pelos moradores.

6. OLHA A LOTAÇÃO

(foto: Edmar Melo/arquivo JC Imagem)

Antes do surgimento da primeira linha de ônibus do bairro, os moradores utilizavam balsas para se deslocar para o centro do Recife. Era a forma mais rápida e econômica. A origem da comunidade como uma vila de pescadores sempre fez presente o uso de barcos e balsas.

7. DEMOCRACIA

A comunidade Brasília Teimosa foi pioneira quando decidiu adotar o voto a partir dos 16 anos nas eleições para o Conselho de Moradores do Bairro, antes mesmo da determinação da Constituição Federal de 1988. A participação popular sempre foi uma característica dos moradores.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)