O Pina é esse bairro aprazível com uma praia bonita que dá aquele clima leve, apesar de estar perto do Centro da Cidade. Mas você sabe tudo sobre o bairro? O PorAqui separou uma lista com sete fatos históricos para deixar a gente ligado. Confere aí.

1. Início com holandeses

Tudo começou em 1645, quando os holandeses construíram um forte na ilha que ainda não tinha nome. A construção ganhou nome oficial de Belo Forte, mas ficou conhecida como Forte da Barreta, por conta de uma pequena barra existente no local por onde passavam, de barco, cargas de açúcar e outras mercadorias. 

A barreta foi fechada posteriormente durante obras de melhorias para o Porto do Recife.

2. Nome

Muitos podem se perguntar por que o nome é Pina e estranhar o fato de Pina ser um sobrenome. Pois é. Na ilha, havia um sítio que pertencia ao capitão André Gomes Pina.

3. Ponte do Pina

(foto: Geraldo Lélis/PorAqui)

A primeira ponte, que hoje carrega o nome do ex-governador Paulo Guerra, foi construída em 1920 para ligar a ilha ao restante da cidade. No entanto, a Av. Herculano Bandeira, que leva da ponte à praia, foi inaugurada apenas em 1926.

4. Aeroclube

(foto: Arnaldo Carvalho/acervo JC Imagem)

Hoje desativado para a passagem da Via Mangue, o Aeroclube de Pernambuco foi construído em 1940, ainda quando o bairro era utilizado para veraneio. Na época, estava em curso a 2ª Guerra Mundial, e o local serviu para a formação de pilotos para a Força Aérea Brasileira.

5. Bode

(foto: Diego Nigro/acervo JC Imagem)

Em meados dos anos 1930, famílias começaram a ocupar o trecho da ilha denominado Encanta Moça e formaram a Comunidade do Bode, que ganhou esse nome por conta da criação de animais na área, à beira da maré.

6. Banhistas do Pina

O vitorioso bloco de Carnaval do Recife nasceu em 1937 por conta da vontade de mulheres do Bode quererem curtir a Folia de Momo no Centro da Cidade. A criação de blocos com cordão era uma alternativa para não se envolver no meio das danças de frevo, que eram muito violentas na época, inclusive com uso de golpes de capoeira. 

Elas ganharam o apoio de seus maridos, que seguravam o cordão durante o desfile.

7. E hoje?

De acordo com o Senso 2010 do IBGE, o Pina tem um território de 629 hectares quadrados que abrangem todo o manguezal, com 29.176 habitantes. O bairro faz fronteira com Cabanga ao norte; Brasília a nordeste; Boa Viagem ao sul; e Imbiribeira a oeste.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)