Com os preços dos imóveis Recife afora custando os olhos da cara e com cada vez menos opções de apartamentos amplos, muita gente acaba indo morar em unidades pequenas: os famosos apertamentos. ?

Os imóveis compactos têm sido a escolha de recém-casados, solteiros e trabalhadores que moram de segunda a sexta-feira longe de suas famílias. Normalmente são módicos 50 m² e alguns nem passam dos 30 m².

Aí fica difícil ter uma casa ampla e bem decorada pra receber os amigos, né? Mas a gente sabe que os arquitetos são gênios em encontrar espaço onde não tem e conversamos com Fernanda Zerbone, que é sócia do escritório de arquitetura Ponto 5 e trouxe esas 8 dicas para não fazer feio.

3 prédios históricos que cravaram lugar na paisagem de Boa Viagem

Confira o que a arquiteta falou

?Integração dos espaços

Geralmente eu recomendo integrar sala, cozinha e varanda. Pelo menos usar uma cozinha americana. Isso dá mais amplitude aos espaços e serve para acomodar mais pessoas num ambiente só quanto, e essas pessoas não vão estar num lugar apertado.

?Armários e mesas multifuncionais

Vários móveis soltos dão a sensação de apartamento menor. Um armário de TV, por exemplo, já pode ser uma estante, um aparador, juntando três ou quatro funções. Também tem a mesa lateral, que pode servir como mesa e como gavetão e pode ser usada como coringa a depender das funções de cada dia.

Todos os móveis que são planejados a gente tenta aproveitar para guardar objetos, mas tem que ter o cuidado de não tornar os ambientes pesados, e é aí que entra a importância do arquiteto.

?Uso de espelhos

Foto: reprodução

Os espelhos duplicam os espaços. É uma dica meio batida, mas que funciona até hoje. Tem vários tipos, como o cristal – que tem o preço mais em conta e amplia mais – e o bronze – que dá mais sofisticação, mas por não ser tão claro, amplia menos.

?Camas embutidas ou aproveitar a box como um baú

Foto: reprodução

Quase todo mundo usa cama box hoje em dia e acaba perdendo aquele espaço em que a gente guardava coisas antigamente. Como nesses apartamentos não podemos perder nenhum centímetro, é importante que essa base da cama box possa ser usada como um compartimento. Ele já pode ser usado pra guardar malas ou roupas de frio, coisas que não são tão usadas por aqui. Já as camas embutidas podem ser colocadas em quartos menos usados, como o de serviço e o de hóspedes.

?O máximo de luminosidade possível

Ambiente bem iluminado dá sensação de amplitude, principalmente as paredes de fundo. Por exemplo, se você ilumina o fundo de um corredor, você vai achar que ele está maior. Isso também serve para a sala.

?Sanca

Foto: reprodução

Ainda sobre iluminação, o uso de sanca deixa o forro do teto limpo e um espaço longilíneo, dando também a sensação de amplitude.

?Cor

A mesma coisa que acontece com os espelhos e a luminosidade: ambientes escuros diminuem o espaço. Quanto mais claras as cores do ambiente, mas vamos sentir que estamos num lugar espaçoso.

?Paredes

Além de tirar paredes que dividem sala e cozinha, às vezes é recomendado tirar paredes de quartos e dividir eles com armários. Aí ganhamos alguns centímetros da espessura e do comprimento da parede.