Quem mora no Pina e nunca ouviu a lenda do hambúrguer de MacGyver precisa andar mais. Nelson Santos, batizado na comunidade com o nome do personagem, faz sanduíches há 35 anos no mesmo ponto na Av. Encanta Moça, no Pina, e desde então convive com o sucesso na comunidade.

Durante muito tempo, a fama foi construída através do mito do lanche que também leva o nome do personagem. Com dez andares e todo tipo de recheio já visto em sanduíches, o MacGyver saía grátis para quem o conseguisse devorar sem deixar um pedaço. “Mas ele acabou saindo de linha, porque eu tava ficando no prejuízo. As pessoas começaram a vencer o desafio”, conta o criador da iguaria.

Mas o fim do “sanduichão” de dez andares não significa que a lanchonete tenha passado a trabalhar com lanches menores. O exemplo disso é o American Bacon Burguer (ABB), de cinco andares, que custa R$ 17.

Fachada da lanchonete no dia da abertura, em 1982 (foto: cortesia)

 

Nelson ganhou o apelido porque se parecia muito com o ator Richard Dean no início da lanchonete. “Um era a cara do outro”, conta. Agora com o visual bem diferente, o comerciante carrega como lembrança o nome colocado em dois de seus sete filhos.

“Em um, eu coloquei MacGyver e, no outro, eu coloquei Richard Anderson, que é o nome do ator. Pra MacGyver original não ficar com ciúmes, eu coloquei os dois nomes dele”, brinca.

Ao longo desses 35 anos, MacGyver (o pai) sustenta a família, que, além dos sete filhos, tem a esposa, a mãe e três netos. “Eu comecei trabalhando para um patrão, fornecendo lanches para barracas da praia e do centro da cidade. Até que eu decidi abrir minha lanchonete para poder ganhar mais”, relata.

É desse jeito que MacGyver atravessa gerações no Pina. “Eu cresci vindo aqui, saía da escola à noite passava aqui quase todos os dias. Quando vinha das festas, de madrugada, a parada já era certa”, conta o designer gráfico Hoberdam Mota.