O primeiro dia de aulas de 2017 foi igual a todos os anos: fluxo de trânsito intenso próximo às escolas, buzinas, muita pressa… E muito desrespeito e infração!   Por exemplo, na Rua Padre Bernardino Pessoa, uma das principais entradas para o Colégio Santa Maria, só uma via estreita costuma ficar livre nos horários de pico.

A volta às aulas costuma ser o marco da (i)mobilidade no Recife: muito carro, ônibus lotados, pouquíssimo espaço para bikes. Com o retorno às aulas das escolas, a frota de veículos nas ruas da capital tem um aumento médio de 25%, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). 

Considerando a estimativa da frota circulante na cidade, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana e que chega a 1,2 milhão, no período de férias escolares existe uma redução média de 250 mil automóveis. Lembrando que as multas de trânsito estão mais caras desde o final do ano passado.

Olha os flagras que a nossa redação pegou:

"Os motoristas sabem que não pode, mas estacionam no lado não permitido da via e costumam parar os carros no meio da rua para esperar os alunos", aponta Emerson Gonçalves, um dos agentes de trânsito presentes no local, ressaltando a importância da CTTU nos arredores.

Segundo Emerson, é comum haver colisões leves entre os veículos que, apressados, encostam no outro, atrapalhando ainda mais o tráfego.

De passagem pelo local, o agente da CCTU Leandro Pereira informou que alguns cones serão colocados nos arredores de ambos os colégios para tentar conscientizar os motoristas, que praticam manobras não permitidas.

Um pouco adiante, passando pelas ruas Tenente João Cícero e Professor José Brandão, os problemas repetem-se. Próximo ao Colégio Boa Viagem, é possível encontrar veículos fechando cruzamentos piorando o fluxo intenso e gerando mais transtornos.

O motorista Hervelton Santa Rosa costuma trafegar todos os dias pelo local para buscar alunos e conta que os problemas são corriqueiros, "é um tentando pegar a vaga do outro", explica, ressaltando a dificuldade de estacionar na via.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news