No meio de uma indefinição histórica com relação à responsabilidade sobre ele, o Parque dos Manguezais vê, a cada ano, o avanço das invasões e da poluição. A oportunidade para discutir essa situação da área que é tida como um pulmão do Recife será às 10h desta quinta-feira (26), na audiência pública que vai acontecer no plenarinho da Câmara dos Vereadores.

O principal assunto da pauta será a fiscalização do local. A Prefeitura do Recife e a Marinha discutem há alguns anos sobre a responsabilidade e fiscalização da área, que está situada no estuário da Bacia do Pina, entre os bairros da Imbiribeira, Pina e Boa Viagem e proporciona a confluência dos rios Tejipió, Pina e Jordão, além de contempla águas provenientes do braço sul do Rio Capibaribe.

Gincana ecológica reúne moradores do Bode em uma brincadeira educativa

Além da especulação imobiliária, que já levou à ocupação de boa parte do terreno, a área vem sofrendo com a ação humana, seja por conta da extração de madeira para diversas utilidades, poluição de esgotos domésticos e industriais.

A iniciativa é do vereador Renato Antunes (PSC), que convidou o Secretário de Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach, representantes da Marinha do Brasil e um promotor de justiça, além de lideranças de ONGs e movimentos sociais ligados à causa ambiental.

A Câmara dos Vereadores fica na Rua Princesa Isabel, 410, na Boa Vista, Centro do Recife.