Quem passa ela Av. Boa Viagem hoje e vê uma via esteticamente bem cuidada e com os prédios modernos talvez esqueça que está passando por uma senhora de 95 anos. A história da via à beira-mar teve início em outubro de 1923, quando foram iniciadas as obras da então Avenida de Ligação, hoje conhecida como Herculano Bandeira.

Vídeo sobre a praia de Boa Viagem das antigas mexe com a saudade

De acordo com pesquisas do escritor Oswaldo Pereira, os trabalhos começaram sem alarde ainda nas primeiras horas do dia 8 de outubro daquele ano, com duas frentes de trabalhadores: uma fazendo escavações na parte sul da Ilha do Pina, e outra demolindo os mocambos e demarcando os terrenos.

Ponto turístico por 40 anos, Casa-Navio hoje é só história

A notícia logo se espalhou, e o então governador Sergio Loreto resolveu anunciar que o trabalho integrava o conjunto de obras que construía as avenidas Cabanga (hoje Saturnino de Brito) e de Ligação, ambas já em fase de conclusão. O objetivo era ligar a cidade às praias do Pina e de Boa Viagem de uma vez por todas.

Você lembra do tempo da semana pré em Boa Viagem?

A Avenida Beira-mar, como ficou sendo chamada no início, só foi concluída em 1924, mas antes disso, já tinha linhas de ônibus circulando. A primeira fazia duas viagens por dia, levando passageiros do Cabanga para a Praia do Pina.

A segunda era mais ampla. Levava do Centro do Recife até Boa Viagem, fazendo oito viagens por dia. Com a conclusão, chegaram os bondes elétricos, fazendo terminal em frente ao atual posto 2 de salva-vidas. Em 1925, o bonde atingiria o Terminal de Boa Viagem.

Afinal, de onde vem o nome Pina?

Calçadão da Av. Boa Viagem em 1984 (foto: reprodução).

“A construção da Avenida Beira-mar havia impulsionado o desenvolvimento da orla; a via larga com suas calçadas amplas propiciavam um passeio maravilhoso do Pina até Boa Viagem, com vista para o coqueiral e para as águas calmas, ocultas por vezes pelas dunas de areias brancas”, afirma Oswaldo Pereira em seu livro Histórias do Pina, lançado em 2008.

Você sabia? As ilhas do Pina já foram local de abandono de escravos

O livro ainda conta que, dessa forma, a ocupação do entorno da via foi sendo feita de forma liberada, sem acompanhamento do governo, com as famílias de classes dominantes reorganizando as formas de apropriação.

A Av. Boa Viagem tem cerca de 8 km e vai da divisa do Recife com Jaboatão dos Guararapes até a entrada do bairro de Brasília Teimosa, passando por Setúbal, Boa Viagem e Pina.