Fundado em 1932 por pescadores comerciantes, donas de casa e músicos da Comunidade do Bode, o Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina chega ao seu 85º Carnaval. E o desfile oficial acontece hoje (domingo, 26), às 18h, no Polo da Avenida do Forte, bairro do Cordeiro. 

Neste ano, o tradicional bloco vai homenagear o centenário de um de seus fundadores: Luiz Faustino, o primeiro compositor da agremiação.

A agremiação ostenta diversos campeonatos na categoria de Bloco de Pau e Cordas (Bloco Lírico) do Recife e conta atualmente com uma média de 200 pessoas a cada desfile de Carnaval. É presidido por filho de fundadores, Lindivaldo Oliveira Leite (foto acima), conhecido no bairro como Vavá, hoje com 81 anos, pai do atual carnavalesco, Lindivaldo Junior.

Além do desfile oficial, o bloco se apresentou na sexta (24), às 15h30, na Praça Oswaldo Cruz; na segunda-feira (27), às 18h, na Praça do Arsenal; e na terça (28), às 16h30, no Polo Brasília Teimosa e, às 18h30, no Polo Três Carneiros.

Luiz Faustino

(foto: divulgação/Banhistas do Pina)

Nasceu no Centro do Recife, foi pintor de parede, ensaiador de orquestra e compositor de frevo de bloco e um dos fundadores do Banhistas. Não frequentou escola, porém se tem registro de que ele compôs 43 marchas de bloco. 

Seu Lula, como era conhecido teve seu reconhecimento público a parir da marcha que é o hino do Banhistas do Pina, Lindas Praias.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news