Um trabalho que partiu de um sonho e é tido como uma missão. É assim a vida de Bartolomeu Francisco da Cruz, conhecido no Pina como Babá, que se diverte quando recupera o sorriso de crianças. Ele conserta brinquedos desde quando ganhou o seu primeiro.

“Eu venho de uma família humilde, e lá no interior onde a gente morava a gente não tinha brinquedo. Só depois que eu vim morar no Pina foi que eu ganhei meu primeiro brinquedo. Então eu tinha que conservar ele pra durar o máximo”, conta. “Foi aí que eu aprendi a mexer e consertar os brinquedos”, acrescenta.

Com o passar do tempo, o destino cuidou de fazer sua parte. Ao se tornar adulto, Babá foi trabalhar como office boy na Estrela. Eis que, certo dia, ele pediu uma oportunidade na assistência técnica e, mesmo sob desconfiança do chefe, ele se bancou.

“O responsável lá me deu uma boneca com um problema de bateria lá e disse: ‘se, quando eu voltar, essa boneca estiver consertada, você fica na vaga’. Aí quando ele chegou, disse: ‘num é que você entende mesmo? Já vai começar amanhã'”, relata. E assim ele passou cerca de 15 anos até abrir sua clínica de brinquedos, no Centro da Cidade.

“Estou há 74 anos com minha oficina, na Rua da Palma. Para mim, não tem coisa melhor no mundo. Quando uma criança fica satisfeita, você sente que vai viver mais 100 anos”, descreve quase se emocionando. A emoção tomou conta na hora do relato.

“Uma mãe veio aqui com a menina e uma boneca quebrada. Elas eram humildes, e a menina estava bem triste, sem querer comer. A mãe deixou a boneca comigo e saiu para fazer compras. Quando elas voltaram, eu entreguei a boneca consertada, e a menina já abriu um sorrisão. Peguei o telefone da mãe, e depois eu liguei pra saber como a menina estava, e ela estava bem melhor”, conta.

Babá conserta desde parte eletrônica até roupa de boneca (foto: reproduçã0)

“Esse tipo de coisa é que faz com que eu não pare. Hoje em dia, o movimento está bem menor porque as crianças só querem saber de smartphone, tablet, mas enquanto tiver brinquedo para eu consertar, eu estou aqui”, afirma Babá.

Em sua clínica, na Rua da Palma, 295, Edf. Sael, sala 202, Santo Antonio, no Centro, os consertos vão desde a parte a eletrônica até conserto de roupa de boneca. Os telefones de lá são 3324-2765, 98645-2765 e 99908-6154. O estabelecimento também é credenciado como assistência técnica de várias marcas.