Dentre as localidades que estão com restrição para solicitar corrida pelo aplicativo Uber, está a Comunidade do Bode, no Pina. De acordo com o diretor de comunicação e imprensa do Sindicato dos Motoristas de Transporte Individual de Passageiros por Aplicativos de Pernambuco (Simtrapli-PE), Thiago Silva, a medida teve início em março para diminuir as ocorrências policiais envolvendo os motoristas.

Thiago estima que a medida diminuiu entre 80% e 90% o número de crimes envolvendo motoristas. “A Uber nos perguntou no início do ano o que poderia fazer para nos ajudar com relação às ocorrências policiais em que estávamos sendo envolvidos. Aí uma das coisas que falamos foi sobre essas localidades em que mais ocorrem crimes com os motoristas”, comenta.

“Foi uma medida necessária, importante e que ajudou bastante a reduzir assaltos e outros crimes”, acrescenta o dirigente sindical.

A motorista Paula Gouveia reconhece que a medida é polêmica, mas lembra das dificuldades. “Eu sei que nessas comunidades tem muita gente de bem, porém realmente temos medo. Apesar que o Recife hoje está tão violento que hoje não tem mais lugar para ser assaltado, mas foi uma medida de segurança. Para a gente, que é carro particular, é mais complicado que para os taxistas, por exemplo”, explica.

A lista completa com as localidades é de posse da Uber, que não divulga, mas algumas delas já foram identificadas pelos motoristas, como o Coque, Córrego do Euclides, Córrego do Jenipapo, Alto Santa Terezinha e Dois Unidos.

Thiago Silva ainda explica que medida semelhante já havia sido tomada em outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, e outros países.

Veja: Motorista da Uber e cliente são assaltados em Boa Viagem
          Motoristas Uber fazem carreata pela Conselheiro Aguiar


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)