Um grupo de amigos… Assim como 99% dos blocos de Carnaval, o Boi Corno não nasceu diferente. A brincadeira em questão era chamar o amigo de corno e criar causos e categorizar a “cornisse” do próximo. Só que a turma não ficou por aí e resolveu levar a brincadeira cotidiana para o Carnaval. Isso ocorreu há 38 anos nas ruas de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife.

Você lembra do tempo da semana pré em Boa Viagem?

Hoje o bloco é esperado desde o início do ano pelos moradores do bairro. De acordo com cálculos da Polícia Militar, o bloco arrasta, atualmente, entre 8 e 12 mil pessoas, que se concentram todas as Quarta-feiras de Cinzas na entrada de Brasília Teimosa, ao lado do empresarial JCPM Trade Center, e segue a praia do Buraco da Velha.

“Há até alguns, o bloco passava pelas ruas de dentro do bairro, mas cresceu tanto que, por recomendações da PM e do Ministério Público, a gente transferiu para a orla”, conta Fernando Martins, organizador do desfile.

No início, o bloco era como uma escola de samba, mas passou por uma transformação. Atualmente, o bloco é formado por três minitrios com as bandas No Falo Americano, Patusco e Preto Negro, além de uma orquestra de frevo. “Nesses anos todos que brincamos aqui, não tivemos nenhuma ocorrência de violência”, celebra Martins.