As três câmeras de monitoramento instaladas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) entre o Pina e Boa Viagem começam a registrar multas nesta quarta-feira (3). Os equipamentos estão posicionados na Av. Antonio de Góes, nas proximidades da Secretaria de Administração e na saída do Túnel do Pina; e na Av. Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Rua Padre Carapuceiro e com a Rua Frei Leandro.

As imagens serão utilizadas para fiscalização como o estacionamento irregular, formação de fila dupla, conversão proibida e condução de motocicleta sem utilizar capacete, entre outras.

Porém não serão utilizadas para aplicar infrações que só podem ser validadas por equipamentos aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como excesso de velocidade e estacionamento a menos de cinco metros do bordo do alinhamento transversal.

Por isso, as áreas beneficiadas ainda continuarão recebendo a presença física das equipes de agentes de trânsito da Autarquia, que trabalham não apenas na fiscalização como também no monitoramento e na operação do tráfego.

As câmeras foram instaladas no início de abril, e a responsabilidade pelo monitoramento será da Central de Operações de Trânsito (COT), que funciona 24h por dia, nos sete dias da semana, com cerca de 20 agentes de trânsito. Das 124 câmeras de monitoramento implantadas na cidade, inicialmente, apenas 10 serão utilizadas para a fiscalização pelos agentes da COT.

O tipo de fiscalização acontecerá também em outros seis pontos de outros bairros. De acordo com a CTTU, interligadas, as ações de monitoramento são responsáveis à redução de cerca de 30% do número de acidentes com vítima no trânsito do Recife.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)