Por Rachel Motta, do PorAqui

Desde pequena, a estudante de medicina veterinária Patrícia Calado é alucinada por animais. Morava em uma casa grande e lá criava bode, pato, ganso, siriema, preá, papagaio e, claro, gato e cachorro não poderiam faltar no zoológico particular.

Da infância para a vida adulta, Patrícia seguiu com seu sonho de cuidar dos bichos. Abriu primeiro um petshop e logo conquistou uma clientela fiel. Com a confiança, começaram os pedidos para que cuidasse dos animais durante férias da família e então, há cinco anos, abriu o Clube dos Bichos no formato de hotel e creche para caninos. O espaço é um dos únicos locais desse tipo no bairro de Boa Viagem.

Hotel Cão Jardim: para cachorro levar vida de cachorro

No Clube dos Bichos, há 39 boxes para receber os cães no sistema de diária (24h) ou creche, quando o dono deixa o animal pela manhã e busca ao final da tarde. “Na creche, a ideia é fazê-los gastar energia e não deixá-los sozinhos em casa, ociosos, enquanto o dono trabalha”, explica Patrícia.

Dois funcionários se dividem nos cuidados com os animais. A recreação acontece em cinco espaços diferentes. Bastante arborizado, o Clube dos Bichos funciona em um terreno amplo de mil metros quadrados.

Vai viajar? Saiba onde deixar seu doguinho com segurança

“Desde que comecei a pensar no hotelzinho, dispensei implantá-lo em uma casa. Fiz questão de construir em um terreno com uma estrutura correta para eles. Costumamos separar segundo critérios como filhotes, adultos e cães idosos ou mesmo por porte: pequeno e grande. Só durante a recreação ficam todos juntos, exceto se o proprietário fizer alguma observação ou aqueles cachorros que são mais agressivos”, observa.

Para se hospedar no Clube dos Bichos, é preciso cumprir algumas exigências. O local não recebe animais que apresentem algum tipo de sintoma de enfermidade e é necessário estar em dia com as vacinas (V8, antirrábica, tosse dos canis ou gripe canina) e com o antiparasitário (carrapaticida).

A diária custa a partir de R$ 60 (exceto datas comemorativas e feriados) e a creche, a partir dos R$ 35. Há ainda a opção de banho com valor não incluso na estadia.

No Clube dos Bichos, funciona também o canil Alto Calado com criação de raças como Golden Retriever, Border Collie, Jack Russell, Spitz Alemão.

Patrícia, que tem 25 cachorros, atua ainda com o pet móvel, uma van que circula pela Região Metropolitana do Recife para serviços de banho e tosa, e com pet book tirando fotos dos bichos em casa ou em estúdio. Até o final do ano, pretende ainda implantar uma escolinha de adestramento com treinamento de cães em grupo.

Clube dos Bichos
Av. Sul, 105, Boa Viagem
Após a Cachaçaria Carvalheira e o Haras Boa Viagem
Telefone: (81) 98759-2672

Conheça o trabalho da ONG PetPE em Candeias