Confraternização, palavra que deriva do verbo confraternizar, do latim com (junto) + frater (irmão), e que significa tomar uma à custa da empresa, comportando-se inapropriada e desrespeitosamente junto às pessoas que você tolera por questões profissionais, embora as tenha em um nível de consideração mais baixo do que a água em Tapacurá durante o verão.

As confraternizações fazem parte da cultura corporativa assim como os homicídios da cultura pernambucana e o trânsito da cultura recifense.

São eventos tradicionais e previsíveis tais quais os assaltos a ônibus nas linhas PE-15/Afogados, PE-15/Boa Viagem e Zumbi do Pacheco/Barro (Loteamento). Talvez, não tão desagradáveis quanto esses crimes, dependendo do astral da firma e da quantidade de álcool ingerida (e posteriormente colocada para fora durante a ocasião).

Passa no RH!

Fosse eu o chefe do RH de uma empresa, não faria entrevistas de admissão. Mandaria os candidatos para uma “confra” ao estilo BBB e aguardaria pelo primeiro ou primeira a passar a mão na bunda do “chefe”, assediar moral, profissional e sexualmente os outros concorrentes à vaga, falar coisas comprometedoras sobre o antigo local de trabalho, passar mal e ser colocado para fora da casa de recepções/bar/restaurante.

Os indivíduos que soubessem se portar com o mínimo de dignidade e educação passariam para a fase de análise de currículo, aplicação de testes e de conhecimento e demais etapas de uma seleção.

Não me julguem mal, eu tenho um apreço enorme pelas confraternizações. O que eu não gosto, nessas festas de fim de ano, são apenas duas coisas: as pessoas e as uvas-passa. Tenho um terrível problema para comê-las.

O conteúdo das colaborações não reflete necessariamente a opinião dos editores do PorAqui.

Daniel Barros é recifense, formado em Letras pela UFPE. Atualmente mora no Derby, mas é cria da CDU. Come e bebe em demasia. Já tomou muita cerveja no Mercado da Encruzilhada.  Nos intervalos, anda de ônibus. Nesta vida, veio a passeio, mas ficou preso em Abreu e Lima. É conteudista colaborador do PorAqui para desperdiçar seu tempo.