Funcionando em uma cidade marcada pela saudade de várias boates, o UK Pub, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, chega aos 12 anos sem interrupções em sua trajetória. O fato é comemorado pelos sócios Licínio Dias e Lula Sampaio, que se orgulham de não deixar a peteca cair mesmo quando o mercado não estava tão bom para o rock, tema que foi trilha sonora da casa por muitos anos.

“No local do UK, tinha um restaurante chamado Garrafeira, especializado em vinho, e nós tínhamos um sócio chamado Anastásio, que ficava mais à frente. Com a saída dele, o restaurante ficou meio que órfão, aí decidimos abrir um bar”, conta Lula.

“Daí fizemos uma viagem à Escócia e nos inspiramos nos pubs de lá. Aí copiamos, contratamos um DJ e com a ideia de vender cervejas importadas, etc.”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM:
Soparia e as histórias da efervescência do Pina na década de 90

Com o sucesso inicial do pub, o público passou a pedir bandas. “Com isso, decidimos que iríamos trocar um DJ para colocar um que tocasse rock sempre às sextas-feiras. Aí começamos também a colocar banda e promover baladas, inicialmente às quintas-feiras”, relembra, antes de falar como as bandas foram se espalhando pelos outros dias da semana.

Entre as conquistas, a casa já foi eleita como Melhor Música ao Vivo e Melhor Para Paquerar pela revista Veja (foto: acervo da casa)

“Depois eu comecei a colocar a terça autoral, copiando também o que Soparia já fazia, no Pina, com Roger de Renor, e aí veio também o sábado”, rememora Lula Sampaio.

Nesse mesmo período, quando as boates trabalhavam com promoters, o UK utilizava Jorginho Peixoto, hoje sócio da Carvalheira, como o anfitrião da noite das sextas. “Aquilo marcou época, porque foi criando uma clientela fiel, muita gente frequenta até hoje, e os que foram ficando mais velhos e não aguentam o pique têm seus filhos curtindo o UK”, comemora.

Sertanejo

Há cerca de quatro anos é que o UK adotou a divulgação das festas através de promoters. Cada um cuida de uma noite na semana. Também de lá para cá, o ritmo veio mudando e hoje quem domina o palco da casa é o sertanejo. “Estamos superfelizes com momento atual da casa agora com o sertanejo. A gente teve que dançar conforme a música, e a música agora é o sertanejo”, afirma.

Lula Sampaio e Licínio Dias hoje contam com o reforço de Julia Dias no comando da casa (foto: UK Pub/Facebook)

No entanto, Lula Sampaio garante que o rock não foi apagado totalmente do pub. “Rock não morreu não. Na semana passada, a gente colocou Gin Tonic para tocar, veio antes de Rafa Mesquita, e foi muito aplaudida, como nunca mais tinha acontecido com uma banda aqui no UK. Isso mostra que o rock permanece vivo com a gente”, reforça.

As comemorações pelos 12 anos da casa tiveram início na semana passada e seguem neste fim de semana, com variedade de música. Confira as atrações na Agenda do PorAqui.

UK Pub
Quinta a domingo, das 21h às 5h
81 3465-1088
Rua Francisco da Cunha, 165, Boa Viagem