Entre tantas turmas que lotam as quadras de vôlei nos fins de semana na Praia de Boa Viagem, o Vôlei BV se engaja com o social. Não é só mão na bola e cerveja pra refrescar. Durante todo o ano, os participantes pagam uma cota, que serve tanto para a manutenção dos equipamentos como para a realização de ações.

11 esportes para serem praticados na orla de Boa Viagem

Entre as ações, estão visitas ao berçário da Colônia Penal Feminina do Recife, clínica de atendimento a dependentes químicos e abrigo de crianças. “Nosso amigo Fernando Pinto, que é agente penitenciário, nos falou da realidade dos filhos das reeducandas, que eram levados para as selas e não tinham um acompanhamento adequado. Foi aí que a gente conversou com a diretora da unidade e levantamos fundos para construir um berçário”, conta o organizador do grupo, Izaldo Bras.

Torneio anual arrecada fraldas e leite para crianças do berçário da Colônia Penal Feminina do Recife (foto: Facebook/Vôlei BV)

Desde a implantação do berçário, em 2009, o grupo realiza um torneio anual cuja inscrição é a doação de fraldas e leite. O arrecadado é levado para a unidade prisional. A partir disso, as crianças nascidas de mulheres reeducandas têm onde ficar para serem acompanhadas durante o período de amamentação.

O grupo, que joga em frente à esquina da Rua Antonio Falcão, foi criado por funcionários do Banco do Brasil, mas hoje está bastante misturado. Para ingressar no Vôlei BV, basta comparecer e pagar uma mensalidade de R$ 20. A turma se reúne todos os sábados, domingos e feriados pela manhã.

5 lojas de moda praia que estão fora dos shoppings

“Outra ação que nós fazemos aqui é no Dia das Crianças. Nosso amigo Helder Lima, que joga com a gente, mora perto de um abrigo de crianças que fica no Cordeiro [Zona Oeste do Recife], e nos apresentou o projeto”, explica Izaldo.

A ação consiste em levar as cerca de 120 crianças do Projeto Novo Cordeiro para a praia, onde é proporcionado um dia inteiro de brincadeiras com piscina inflável, jogos, entre outros recursos. “Nesse dia, nós não jogamos. Nossa quadra é totalmente dedicada para as crianças”, afirma o organizador.

Por ocasião do Dia das Crianças, o grupo de vôlei vai até a sede do Projeto Novo Cordeiro com ações sociais (foto: Facebook/Vôlei BV)

Também são realizadas atividades na sede do projeto, no Cordeiro, com avaliações dentais, corte de cabelo, entrega de presentes e mais brincadeiras.

Ah, a quadra do Vôlei BV fica na barraca Recanto Português, de José Duarte, entrevistado pelo PorAqui há alguns dias.