Está concluído e impresso o livro Histórias da Brasília Teimosa, de autoria do professor e pesquisador de Cultura Popular Oswaldo Pereira da Silva. A obra resgata relatos do surgimento e da articulação dos moradores do bairro, passando pela luta por moradia e urbanização.

A história da comunidade que se tornou bairro é contada a partir de uma pesquisa bibliográfica e iconográfica feita por Oswaldo, que contou com a participação de crianças da Turma do Flau na construção dos textos. A data do lançamento ainda será definida pelas partes envolvidas.

LEIA TAMBÉM:

O guia dos restaurantes mais famosos de Brasília Teimosa

7 curiosidades que só quem mora em Brasília Teimosa desde pirralha conhece

“O livro conta basicamente desde a formação do solo, porque era muita água no terreno e ele vem para reforçar a luta pela terra urbanizada e estabelecer novas relações entre os moradores e a localidade”, comenta o autor.

“Eu fiz algumas oficinas de leitura com as crianças do Flau e de lá saíram vários bons poemas que são utilizados no livro”, explica.

Na abordagem da evolução do bairro, o livro fala do interesse de construtoras no fim da caracterização de Brasília Teimosa como uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis), o que possibilitaria o erguimento de edifícios altos e luxuosos na localidade.

A construção da obra teve participação direta da Turma do Flau, que contou com recursos vindos da Alemanha para cobrir os custos.

Este será o terceiro livro publicado por Oswaldo Pereira, que já havia feito outras duas obras sobre o bairro do Pina. O primeiro foi em 1990, que teve o título Pina – Povo, Cultura e Memória; e o segundo foi de 2008 e teve o título Histórias do Pina.