Criado em 2007, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) oferece programas de qualificação profissional, aperfeiçoamentos, cursos pré-universitários, oficinas culturais, de inglês e de informática, além de ações voltadas para as comunidades do entorno dos empreendimentos. 

No Recife, a sede do IJCPM fica localizada no RioMar e atende moradores do Pina e de Brasília Teimosa.

Desde a criação, o IJCPM beneficiou mais de 23 mil pessoas. Para ter acesso aos cursos gratuitos, é preciso ser egresso ou estar cursando o Ensino Médio em escola pública e morar em comunidades dos bairros atendidos. Os cursos de qualificação são realizados em parceria com o Sistema Fecomércio.

Thiago de Oliveira, de 17 anos, preparou-se para o Enem no cursinho do IJCPM e foi aprovado em primeiro lugar entre os cotistas do Sisu para cursar história na Universidade Federal de Pernambuco. Diante de uma dificuldade financeira dentro de casa, o jovem precisou entrar no mercado de trabalho, enquanto concluía o Ensino Médio. 

"Quando chegava em casa, separava as matérias mais fáceis para estudar entre 22h e meia-noite. Nos finais de semana, com a cabeça mais tranquila, estudava a área de exatas", conta. Ele agora passa a ser monitor do pré-universitário do IJCPM.

No último trimestre de 2016, o IJCPM atendeu a 74 jovens e conseguiu inserir 64 deles no mercado de trabalho. Eles são incluídos em um banco de currículos que observa as habilidades de cada um. É feito um cruzamento entre a demanda do mercado de trabalho e o perfil já treinado pelo IJCPM. 

Uma vez inserido em alguma atividade, o jovem é acompanhado ao longo de um ano para que se perceba alguma necessidade de novos treinamentos.

Comunidades – O IJCPM também promove ações com os próprios jovens participantes de seus cursos dentro das comunidades atendidas, como leitura para crianças em creches, aula de ginástica para a terceira idade, reforma de praças e palestras e cursos para desenvolvimento de pequenos empreendimentos comerciais.

Para mais informações: (81) 3878-0001 / 3878-0002


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news