Três meninos e duas meninas da Comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, foram selecionados para participar de encontro de robótica na cidade do Porto, em Portugal. Eles fazem parte do Projeto MEmaker, que utiliza a robótica livre e a arte como ferramentas de transformação social e desenvolvimento local com jovens da comunidade.

Jovens da Entra Apulso apresentam espetáculo de dança no Barreto Júnior

Eles foram convidados pela organização do Fiware Global Summit, que vai acontecer nos 8 e 9 de maio. O encontro vai discutir implementações nas áreas de Smart Cities, agricultura e Industry 4.0, utilizando Open Data e Internet da Coisas (IoT), assuntos estudados e praticados pelos jovens participantes do projeto.

No MEmaker, os alunos são impulsionados a pensarem soluções direcionadas para o lugar onde vivem. Durante a primeira temporada do projeto, em 2017, as ideias desenvolvidas pelos jovens foram compartilhadas na Exposição de Tecnologia e Ciência de Camaragibe e alcançou o segundo lugar no Campeonato RobôPlay Tacaruna, na categoria Sumô.

A iniciativa é financiada por contribuições individuais e uma campanha junto a empresários garantiu a viabilização da viagem dos alunos a Portugal. Uma das metas do projeto neste ano é expandir suas atividades para outras comunidades da Região Metropolitana do Recife.

O Projeto MEmaker é parceiro do Instituto Shopping Recife e conta com apoio do Porto Digital. Os interessados em doar para a iniciativa podem entrar em contato pelo telefone (081) 99833-2198.