Será lançado na noite deste sábado (30) o livro Histórias da Brasília Teimosa, de autoria do professor e pesquisador de Cultura Popular Oswaldo Pereira da Silva. O evento reúne a comunidade na Rua Espadarte, em frente à sede do Centro Educacional e Profissionalizante Turma do Flau.

Este é o terceiro livro publicado por Oswaldo Pereira, que se destaca por estudar o bairro do Pina e agora a Brasília Teimosa. “Eu tenho a necessidade de contar a história dessa região, que não tem muito material registrado sobre ela”, conta o autor.

O guia dos restaurantes mais famosos de Brasília Teimosa

“A visão pela ocupação da terra norteia esses livros, que tem a função de permitir que a população conheça sua história e seus direitos”, acrescenta.

A publicação sobre Brasília Teimosa teve a participação de crianças atendidas pela Turma do Flau. “Eu fiz uma oficina de escrita com algumas crianças, que entrevistaram moradores antigos e recontaram a história, e os textos dessa atividade estão no livro”, explica Pereira.

Nascido na Rua Estudante Jeremias Bastos, no Pina, Oswaldo viveu seu bairro plenamente até poucos atrás, quando precisou se mudar para Caruaru, onde vive até hoje. O pesquisador coleciona atuações junto à comunidade através da extinta União dos Moradores e do Maracatu Nação Porto Rico, entre outras.

“É importante contar a história do Pina e de Brasília. Eu acredito que o conhecimento da identidade cultural organiza a população em torno da sua identidade”, completa.

Além de Histórias de Brasília Teimosa, Oswaldo já publicou Pina, Povo, Cultura e Memória Histórias do Pina. “Esses livros têm sido usados nas escolas do bairro. Hoje mesmo conversei com um menino que já tinha estudado meu livro da escola”, conta.