As mães da Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) tiveram uma véspera de Dia das Mães diferente. Elas se reuniram na praia para levar suas crianças para um banho de mar acompanhadas pelo Programa Praia Sem Barreira. A ação fez parte da 3ª Semana do Bebê do Recife.

Alguns dos meninos nunca tiveram essa oportunidade, como é o caso de Miguel, que tem 2 anos e 4 meses. Estava com a mãe e com a avó, que não se escondiam a felicidade. “Esse menino é uma benção na minha vida. É meu amor”, declara a avó, Rosilda Morais

Quem também estava aproveitando a praia foi Gabriel, de 1 ano e 8 meses, e também acompanhado da avó e da mãe. “Ele já tinha vindo na praia antes, mas banho de mar é a primeira vez”, comenta Juliana Katherine, a mãe.

“Sair com ele é o mesmo trabalho como se fosse sair com qualquer outra criança, e eu procuro sempre dar uns passeios a ele. Já levei para o teatro, cinema, parques”, afirma.

Sobre o preconceito, Juliana diz que enxerga pelo lado positivo. “É pela falta de informação que as pessoas fazem algumas perguntas que soam como indiscretas”, argumenta. “Eu vinha no ônibus, e algumas pessoas brincavam com ele e outras preocupadas por ele estar indo à praia, me perguntando se não era perigoso para ele”, relata. “Isso é pela falta de informação.

Sediada no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, a Amar foi fundada em agosto de 2013 e atua de forma voluntária no acompanhamento de famílias que têm crianças com alguma síndrome rara. A aliança conta com doações de donativos e de trabalho, principalmente o de fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas.

“Acreditamos e atuamos através do voluntariado, temos sonhos e estamos sedentas por aprender a viabilizá-los unindo o amor que temos pela nossa causa às técnicas que podemos aprender”, afirma Pollyana Dias, coordenadora da instituição.

Para ser acompanhada, a mãe precisa procurar a Amar, que está no Facebook e também na Rua Almirante Nelson Fernandes, Boa Viagem. O telefone de lá é 99308-3435.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o app e convidar os vizinhos: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)