O Projeto Encantinho, mantido pelo Maracatu Nação Encanto do Pina, pede a participação de voluntários que queiram trabalhar com atividades pedagógicas destinadas às dezenas de crianças carentes da Comunidade do Bode atendidas pela entidade. Entre as atividades, estão oficinas de maracatu, acompanhamento e reforço escolar e conscientização ambiental.

Batalha de MCs mirim é estímulo à leitura entre crianças do Bode

“O Encantinho nasceu dessa necessidade das crianças da comunidade, que são crianças em situação de risco, que precisam de um cuidado maior”, comenta a diretora e mestra do Maracatu Encanto do Pina, Joana Cavalcante.

“Eu acho importante que as pessoas venham conhecer o espaço, para saber o que está ajudando e conhecer nossas atividades e ver onde pode se encaixar pra nos ajudar”, acrescenta.

“Aqui, as crianças e adolescentes aprendem a tocar e dançar o maracatu e (re)constroem sua identidade cultural baseada nas tradições de matrizes africanas”, completa. Durante o Carnaval, o Maracatu Encantinho do Pina desfila em polos oficiais da programação infantil do Recife.

Além das atividades que fazem parte do cronograma do projeto, há também outras que surgem de acordo com a demanda apresentada pela realidade das crianças.

Os jovens e adultos da comunidade também participam, mas das oficinas do Maracatu Encanto do Pina, que acontecem aos fins de semana.

Nação Encanto do Pina

O Maracatu Nação Encanto do Pina foi fundado em 1980 pela Yalorixá Mãe Maria de Sônia. Sua sede é na Rua Oswaldo Machado, 504, Pina. Os interessados em trabalhar como voluntário podem procurar a diretora Joana através do telefone 99786-2207 ou a coordenadora pedagógica Mariana Bianchi no número 99993-5041.