A ideia é reproduzir as delícias da gastronomia portuguesa exatamente como se come do outro lado do oceano. É com esse propósito que o português Fernando Borges, de 57 anos, largou a carreira no setor industrial no seu país para viver perto do filho, que mora no Recife. Dessa forma, ele criou o restaurante Ora Pois, em Boa Viagem.

Leia também

Bragantino: uma casa portuguesa, com cerveja!

José Duarte: O português que se apaixonou por Boa Viagem no primeiro contato

12 modalidades esportivas para fazer no Clube Português sem ser sócio

“Eu nunca fui ligado ao ramo de restaurante, mas sempre gostei muito de cozinhar. Foi quando meu filho falou pra eu procurar uma atividade que eu gostasse. Como eu sempre cozinhei pratos da gastronomia portuguesa, eu decidi abrir com essa proposta”, conta o empreendedor.

Bife à sapateiro (foto: divulgação)

Os pratos são exatamente como ele aprendeu com suas avós, e o que tem feito mais sucesso entre os clientes é o bacalhau à Ora Pois, que é um lombo de bacalhau do Porto, frito em azeite, que vem em uma cama de tomate fresco, azeitona, pimentão vermelho, cebola, alho e louro. Tudo isso puxado no azeite e acompanhado de batatas no forno.

Outros pratos destacados são o arroz de polvo, o cabrito no forno e o bife à portuguesa. Além dos pratos, a casa também oferece uma carta de vinhos exclusivamente portugueses.

“Nosso cuidado é para que o cliente que venha aqui em janeiro e depois venha em dezembro coma o mesmo prato, rigorosamente igual”, afirma Fernando, explicando que seu cardápio não recebe alterações nem adaptações mesmo que sob pedidos de clientes. “Eu quero que o cliente que prove a comida em Lisboa, quando chegue aqui à procura daquele sabor, encontre”, acrescenta.

Com capacidade para 40 pessoas em um clima intimista, a casa está aberta desde janeiro e funciona de terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h, além do domingo, das 12h às 15h.

Ora Pois
⏰ ter a sáb, das 12h às 15h e das 19h às 22h; dom, das 12h às 15h
☎ (081) 99780-0217
Rua Padre Bernardino Pessoa, 376, Boa Viagem