A partir deste sábado (18), as ruas em volta da Pracinha de Boa Viagem estarão com estacionamento regulamentado pelo sistema Zona Azul. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai disponibilizar 30 vagas, sendo quatro para pessoas idosas ou com deficiência – todas com permanência máxima de duas horas – e outras três voltadas aos serviços de carga e descarga – que tem tempo máximo de uma hora.

Em busca de movimento, Pracinha de Boa Viagem terá atrações culturais às quartas

A sinalização horizontal e vertical está sendo preparada em trechos da Av. Conselheiro Aguiar, Rua Barão de Souza Leão, Rua Nylo Dornellas Câmara e Rua dos Navegantes. Já sobre o estacionamento destinado ao transporte de turismo, este já existe ao lado da praça e ganhará mais uma vaga.

Uma campanha educativa será realizada na área com o objetivo de conscientizar a população para o uso correto das vagas. Pontos de venda de Zona Azul autorizados também estão sendo cadastrados na localidade.

A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave, no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, e o veículo está passível de remoção ao depósito.

Atualmente, Recife conta com mais de três mil vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena e Encruzilhada. Com a implantação dos novos estacionamentos rotativos em Boa Viagem, a Prefeitura estende para três o número de pontos atendidos pelo projeto fora da área central da cidade.

As outras implantações aconteceram no entorno de centros comercias, como nos Mercado da Encruzilhada, no início do mês de novembro de 2017, e da Madalena, em 2016. Em maioria, a Zona Azul funciona no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização indicativa nos locais, custando R$ 3.