Por Daniela Rorato*
Nos primeiros dias do ano, existe aquela tradição de tomar um banho de mar para "tirar as energias negativas" ou para curtir e relaxar mesmo. Afinal, muitos estão em férias.
Nós moradores de Setúbal e Boa Viagem vivemos pertinho do mar e aposto que muitos têm uma relação afetiva com a praia. Hoje gostaria de propor um exercício de empatia PorAqui.
Coloque-se no lugar de uma pessoa em cadeira de rodas, que possui algum tipo de deficiência física ou múltipla ou tem mobilidade reduzida devido à idade avançada. Eles não estão convidados para ir à areia na Praia de Boa Viagem.
Porque não existem rampas de acesso adequadas ou tapetes de acessibilidade para que essa pessoa tenha a autonomia de, em sua cadeira (que faz parte dela), chegar pertinho da água.
Tapetes de acessibilidade são comuns mundo afora e já existem no Recife. São aqueles azuis, utilizados pelo projeto Praia sem Barreiras (em frente ao bar Orla). Contudo, um único local não atende a uma orla de 7 km de extensão.
(foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)
Na frente do projeto, existe uma rampa adequada, construída conforme as normativas da ABNT. Mas, no resto da praia, o que vemos são escadas de madeira bem antigas e deterioradas (escadas são os maiores ícones de inacessibilidade!).
Existe a uma novíssima lei, a LBI (Lei Brasileira de Inclusão – Lei 13.146/15), que garante acesso ao lazer para a Pessoa com Deficiência. Inclusive, sugere autuar por improbidade administrativa o governo que não provê esse acesso.
Mas as rampas não estão lá. Esse acesso não existe. E, se você está em cadeira de rodas, não pode ir à praia. Mas é um direito seu. Adquirido e negado.
Só com empatia e equidade a praia poderá ser de todos. Torço por uma praia mais inclusiva!
*Daniela Rorato é empreendedora social, mãe de Augusto e coordena a In Soluções Inclusivas, consultoria criada para difundir conceitos inclusivos para marcas e empresas.
LEIA TAMBÉM: "Como me tornei fã de uma delicatessen que incluiu meu filho diferente"
O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.
Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS
Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news
Pingback: Praticantes de esportes reclamam de violência e pouca iluminação na orla | Boa Viagem | Pina
Pingback: Escolinha é solução para aprender e praticar futevôlei em Boa Viagem | PorAqui
Pingback: Praia Sem Barreiras terá luau nesta sexta (25) | PorAqui
Pingback: Crianças recebem pulseira de identificação na praia neste sábado (26) | PorAqui
Pingback: Crianças receberão pulseira de identificação na Praia de Boa Viagem | PorAqui
Pingback: As aventuras de circular de cadeira de rodas por Boa Viagem e Pina | PorAqui