Uma iniciativa pretende espalhar bibliotecas móveis em pontos estratégicos de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. A ação intitulada de Alimentando Conhecimento faz parte do Projeto Brasília Teimosa Driblando o Crack e terá seis geladeiras desmontadas e carregadas de livros.

No momento, a ação está em fase de montagem e captação de recursos. “Nós estamos com uma geladeira pronta e decorada, e eu estou falando com os comerciantes do bairro que querem contribuir e expor suas marcas nas geladeiras”, conta Luiz Ferreira, idealizador do projeto.

Livroteca Brincante leva crianças do Bode para além das leituras

De acordo com ele, são pedidas quantias simbólicas aos patrocinadores em potencial. “Eu peço em torno de R$ 20, e eles analisam quanto podem doar”, conta. As doações são destinadas à impressão e colagem de adesivo decorativo na geladeira.

“A ideia é oferecer livros para a comunidade, que vai poder pegar o livro em um ponto e escolher se quer devolver ou repassar ou até ficar pra ela”, explica. “Outra ideia nossa é que essa iniciativa seja copiada em outras comunidades, como o Bode, aqui no Pina”, acrescenta.

Ainda de acordo com Luiz, cada geladeira tem capacidade para acomodar aproximadamente 50 kg de livros. Os interessados em fazer doações de recursos ou livros para a biblioteca podem procurar Luizinho pelos números (081) 98857-8877 e (081) 99816-9520.