Vinte e três anos que já marcaram a tradição nos concursos de quadrilhas juninas no Recife. Esta é a Lumiar, uma das primeiras agremiações a se apresentarem em concursos cidade afora, portando incontáveis títulos de diversos concursos. A quadrilha se apresenta na noite desta quinta-feira (22), no Sítio da Trindade, pela final do Concurso da Prefeitura do Recife.

Leia também:

Festa de São Pedro em Brasília Teimosa terá Novinho da Paraíba e Cristina Amaral

Lumiar rumo à final do Concurso de Quadrilhas na quinta (22)

8 lugares onde encontrar comida junina de última hora na Zona Sul

Este ano, já foi obtido o segundo lugar no Concurso da Rede Globo Nordeste, o que assegurou vaga na final do Concurso Regional, que reúne as melhores quadrilhas do Nordeste e que foi vencido pela Lumiar em 2003. Esta final será neste domingo (24), no município de Goiana.

Equipe de apoio prepara os últimos ajustes da Lumiar antes da final do Concurso do Recife.

 

Desde 1994 na Lumiar, João Carlos Leite se orgulha de ser um dos fundadores e tem dedicado sua vida à quadrilha. Ele foi dançarino até 2002 e passou a cuidar da sonoplastia e iluminação das apresentações no ano seguinte. “É um desafio muito grande, cara, juntar essa galera e manter eles focados e motivados nos ensaios e, ao mesmo tempo, montar toda a estrutura”, comenta.

Os 110 componentes da quadrilha se reúnem todo fim de semana desde outubro do ano passado. “Nós começamos cedo a pensar no tema e figurino do ano seguinte. Agora mesmo, nós já temos pelo menos 3 opções de temas para o ano que vem. Entre agosto e setembro, a diretoria vai se reunir pra escolher o tema e começar os estudos para montar coreografia e figurino”, explica o coreógrafo Marcone Mastronelly.

O figurino e o cenário são financiados pela própria quadrilha com ajuda de patrocinadores e dos componentes. Cada cavalheiro paga a sua roupa e a da sua dama. “É por isso, que nós entramos para ganhar, porque a gente vê a dedicação de cada participante aqui e pra suprir isso, só com a vitória”, afirma João Carlos.

Tema

Para este ano, o tema escolhido foi “O Banho de São João Batista”, retratando uma festa sacro-profana em que o fiel precisa passar por baixo de sete andores e então se purificar no rio.