Uma das principais avenidas de Boa Viagem, a Conselheiro Aguiar faz parte da rota de aproximadamente 30 mil veículos e 145 mil passageiros que saem do bairro em direção ao Centro e a outras áreas do Recife. São inúmeros estabelecimentos comerciais e prédios empresariais e residenciais.

Mas e aí? Quem foi o tão falado Conselheiro Aguiar, chamado apenas de Conselheiro? De acordo com a pesquisadora Lucia Gaspar, em artigo publicado no site da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), João José Ferreira de Aguiar nasceu no dia 10 de janeiro de 1810, no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Ele pertenceu ao Conselho de Sua Majestade, em 1874, e foi presidente das províncias do Rio Grande do Norte, em 1876, e do Ceará, em 1877. Antes disso, João José se formou em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, em 1833, e se tornou juiz em 1834. Vinte e um anos depois, em 1855, ele se torna professor da faculdade, cargo que só deixaria em 1884.

Em meio a tudo isso, também foi deputado pela Assembléia de Pernambuco e deputado geral pela mesma província. Por fim, o Conselheiro Aguiar foi condecorado com a Imperial Ordem da Rosa e com a Imperial Ordem de Cristo em reconhecimento a serviços prestados ao Império brasileiro e à Igreja no Brasil.

João José Ferreira de Aguiar faleceu em 15 de novembro de 1888 e acabou sendo homenageado no batismo da avenida que até hoje carrega seu nome. A Av. Conselheiro Aguiar tem 5,2 quilômetros de extensão com início no cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão, em Boa Viagem, e término no cruzamento com a Av. Antonio de Góes, no Pina.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o app e espalhar pros vizinhos: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news e (81) 98173-9108 (WhatsApp)