Em meio a tantos caldinhos que tomam conta da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, um deles se destaca por atender um público que não é contemplado pelos outros fornecedores. É o caldinho vegano vendido por Wellington Gomes.

Com a carrocinha, ele anda entre a Barraca de Pingo, no Pina, e a Padaria Boa Viagem para divulgar seus sabores sem ingredientes de origem animal.

PorAqui indica 5 bons caldinhos da praia

“Eu e minha esposa temos a Sabor do Nordeste há cinco anos e vendemos caldinhos de diversos sabores na praia e numa Kombi. Desde novembro de 2016, nós escutamos essa queixa, vinda de pessoas que são veganas e que não eram contempladas na gastronomia da praia”, conta Wellington.

Opções

São oferecidos caldinhos de cebola e verde ao preço de R$ 5, cada. O primeiro leva apenas cebola desidratada, batata inglesa e água. Já o segundo tem a adição da couve. “Depois daquela observação, nós fizemos vários estudos e chegamos a alguns sabores. Testamos com familiares e vizinhos e colocamos só o de cebola primeiro e depois chegamos ao verde e agora temos outros dois sabores em testes, que são feijão e abóbora”, explica.

Tudo é planejado com muito cuidado. Janaína Marques, a esposa de Wellington, está concluindo faculdade de gastronomia e tem feitos cursos regularmente. “O resultado é que os caldinhos são aprovados pelos clientes. Mesmo as pessoas que não seguem a filosofia vegana gostam”, afirma Wellington.

Da chacota ao negócio

“Mas tudo ainda é um trabalho de divulgação, porque muita gente desconfia que a receita é vegana, e aí que a gente entra para fazer esse trabalho de conversas com os clientes”, acrescenta. “Quando lançamos os caldinhos veganos, eu mostrei para os outros vendedores e tentei estimulá-los, mas fomos motivo de chacota. Eles riam da gente. Depois, chegou um tempo em que o caldinho de cebola vendeu mais que o de feijão tradicional”, completa.

Hoje Wellington estuda a possibilidade de contratar uma pessoa para ajudar nas vendas, pois está ficando pesado para atender à demanda. É porque, além da praia, a Sabor do Nordeste atende também a festas. Além das opções sem ingredientes de origem animal, oferece 30 tipos de caldinho, com destaque para o de crustáceos gourmet. Todos os sabores custam R$ 5.