Os mais novos ouvem o termo Castelinho como referência de localização na Av. Boa Viagem e, às vezes, não sabem do que se trata. Alguns podem até achar que o pequeno castelo é apenas o salão de festas do condomínio de edifícios, onde ele está situado. De fato, hoje ele o é.

3 prédios históricos que cravaram lugar na paisagem de Boa Viagem

No entanto, a história conta que o prédio abrigou um restaurante muito concorrido entre as décadas de 1940 e 1980, antes da chegada dos arranha-céus. O local é uma das primeiras construções à beira-mar da Zona Sul do Recife.

Afinal, de onde vem o nome Pina?

Além da construção, que já chamava a atenção, o restaurante contava com arborizada área externa, onde atendia os clientes a céu aberto. Era um dos pontos de encontro que a beira-mar tinha durante os fins de semana e principalmente nas férias de verão, quando a ocupação da praia aumentava significativamente.

No início dos anos 1990, o Castelinho e sua área deu lugar aos edifícios Castelinho e Castelo del Mar, na esquina com a Rua Benedito Chaves. Devido ao fato de o Castelinho ter sido incluído na lista dos imóveis especiais de preservação (IEP), a edificação foi mantida e compõe a área comum do condomínio.