O Carnaval ainda não acabou em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. Pelo menos, não para os foliões mirins. É que sai, neste domingo (18), o Bloco dos Guaruzinhos, que se concentra às 14h, na Praça do Cristo (cruzamento da Rua Guarulhos com a Rua Bragança, próximo ao viaduto de Jardim São Paulo), na Comunidade Guarulhos.

Este é o segundo ano em que sairá o bloco infantil, que ganhou o nome Guaruzinhos por causa do Canal Guarulhos e do peixe guaru, que faz parte da fauna local. Devem participar do desfile cerca de 200 pessoas da comunidade Guarulhos e do seu entorno – Werneck, Baixa, Ceuzinho, Vila Real.

Saída do Bloco dos Guaruzinhos, em 2017 (Foto: arquivo pessoal)

Para animar a criançada do bloco, haverá carro de som e o grupo de percussão Cores Sonoras, numa parceria com a ONG Cores do Amanhã, da comunidade do Totó. A saída será às 15h, percorrendo as comunidades de Guarulhos e Vila Real.

No dia, também haverá concurso de fantasias e danças com as crianças. Os primeiros lugares irão receber prêmios. Quem trouxer seu pequeno fantasiado pode participar, sem pagar nada.

Vai ter concurso de fantasia também (Foto: Arquivo pessoal)

Participação e consciência política

O Bloco dos Guaruzinhos, muito além de apenas levar uma festividade carnavalesca às crianças da região, também é ferramenta de consciência política e social.

“O nosso Bloco dos Guaruzinhos faz parte de um projeto político de emancipação popular para evitar que as futuras gerações atrelem a festividade carnavalesca a ‘arrego partidário’”, diz Sibéria Falcão, uma das organizadoras do bloco.

(Foto: arquivo pessoal)

Com o olhar atento ao cenário político brasileiro e, também, procurando despertar na juventude essa atenção, eles criaram uma sátira, baseada na La Ursa, em crítica ao presidente Michel Temer.

Michel Temer quer dinheiro e tá roubando os brasileiros (bis)
Mas eu não pago, não pago não
Eu vou fazer protesto e também ocupação (bis)
Sai ai ai ai, ai ai ai ai ai
Michel Temer nunca mais

A participação no bloco é gratuita, mas, quem quiser contribuir com a manutenção da Praça do Cristo – símbolo de resistência e emancipação da comunidade – pode comprar a camisa oficial – infantil ou adulta –, que custa R$ 25. Para adquirir, entrar em contato nos números (081) 99906-3475 (WhatsApp) e (081) 98553-7596 (Oi).

E, neste sábado (17), a partir das 14h, haverá mutirão de limpeza na Praça do Cristo. Quem quiser participar/ajudar é só chegar.

Bloco dos Guaruzinhos
Domingo (18), com concentração às 14h / saída às 15h
Praça do Cristo | Encontro entre as ruas Garulhos e Bragança – Jardim São Paulo
Gratuito

Praça do Cristo: moradores de Jardim São Paulo se unem para ocupar espaço público