A Prefeitura do Recife apresentou, nesta quinta-feira (1º), o plano de mobilidade para os dias de Carnaval. As principais novidades são o novo preço do Expresso da Folia (passou de R$ 8 para R$ 10), o crescimento da área protegida para este ônibus na Avenida Sul e a possibilidade de usar a Rua Madre de Deus em mão-dupla, no Recife Antigo, para os veículos que irão acessar o estacionamento do Paço Alfândega.

Já os carros que fazem transporte por aplicativo serão tratados pela fiscalização como se fossem particulares, segundo a presidenta da CTTU, Taciana Ferreira. Ou seja, o Governo Municipal não irá reconhecer os pontos para embarque e desembarque que venham a ser criados pelos motoristas ligados a empresas como Uber e 99 POP.

CTTU apresentou plano de mobilidade em coletiva neste dia 1º (Foto: Eduardo Amorim/PorAqui)

A circulação de táxis será reforçada. Os veículos de Olinda já estão autorizados a pegar passageiros na capital desde o mês de dezembro e continuarão com a permissão durante o Carnaval, quando também serão liberados os taxistas de Jaboatão, São Lourenço, Camaragibe, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e do Cabo. O convênio terá validade a partir das 18h da quinta-feira (1º ) até as 12h da Quarta de Cinzas.

No seu 17º ano, o Expresso da Folia sairá dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacatuna, levando o público para as ruas próximas aos focos da folia durante o Galo da Madrugada, das 7h às 17h do Sábado de Zé Pereira (10), e no Recife Antigo, das 15h às 5h do domingo até a terça (no dia do maior bloco do mundo esse serviço terá início às 18h e segue até 5h).

Taxistas protestam contra liberação da Uber no Carnaval

Para quem não conseguir evitar o uso de veículos particulares durante os dias de folia, serão oferecidos dois espaços de estacionamento na Prefeitura do Recife, um no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e ainda outro no Tribunal Reginal Federal (TRF). No total, serão 1.500 vagas para carros e 300 para bicicletas e motos.

Na sexta-feira (9), os estacionamentos funcionam das 18h às 4h da manhã do dia seguinte. No restante do Carnaval, do Sábado até a Terça, o horário fixo é de 12h às 4h do dia seguinte. Os espaços reservados para as bicicletas serão oferecidos pela terceira vez (na Prefeitura e nos tribunais), os ciclistas só precisam apresentar um cadeado para serem autorizados a entrarem com suas bicicletas.

 

Ganhe PorAqui ingressos para o baile do I Love Cafusú