O Carnaval do Recife é uma explosão de imagens, que, juntas, formam o mosaico colorido e vibrante que é essa gigantesca festa. Parte dessas imagens já estão bem enraizadas no imaginário popular, como os passistas de frevo, os papangus, os caboclos de lança, as la ursas, os caboclinhos.

E tudo isso, que vem espontaneamente, do povo, dos brincantes e foliões, é a inspiração para o que estampa, todos os anos, as ruas da cidade, com a decoração que marca a diversidade da nossa folia.

Este ano, nove cartunistas pernambucanos serão os responsáveis por dar “a cara” do carnaval recifense. A decoração que irá embelezar as ruas da cidade partirá dos traços de Ana Blue, Clériston, Flavão, Greg, João Lin, Lailson, Mascaro, Ronaldo e Samuca. O projeto é do arquiteto Carlos Augusto Lira, nome à frente da decoração carnavalesca do Recife há 17 anos.

Nena Queiroga e J Michles – aqui, nos traços de Lailson de Holanda – estão entre as ilustrações que irão decorar o Carnaval do Recife (Foto: Reprodução)Os cartunistas irão desenhar as imagens das manifestações populares do carnaval, que estarão espalhadas por todo o Recife, assim como as caricaturas dos dois homenageados deste ano – Nena Queiroga e J. Michiles. Seus rostos estarão reproduzidos nas pontes que darão ao acesso ao Recife Antigo, o principal foco da folia.

Além da decoração, uma ação da Prefeitura do Recife durante o Carnaval está ligada ao universo cartunista: De Cara na Folia, que terá várias estações onde serão feitas caricaturas, ao vivo, para os foliões.

Inspiração: cartunista Lailson de Holanda dá aula em turma de surdos