Um “ato político-folião”. Assim a Troça Carnavalesca Mista Público Privada Empatando Tua Vista define a sua prévia carnavalesca, que acontece neste sábado (13), a partir do meio-dia, na casa do produtor cultural Evandro Q?, no bairro da Boa Vista.

Empatando Teus Direitos, a Festa! é o nome da prévia, que, muito além de uma farra pré-momesca, é também uma manifestação que escancara a situação de retirada de liberdades democráticas na cidade.

A prévia será o pontapé inicial para o carnaval do Empatando a Tua Vista, com a confecção das fantasias da troça, apresentação das bandas God Save The Chico e Suzy Macho, os DJs Vi Brasil, D Mingus e Carlota, além de oficina e leitura do manifesto oficial.

História

Há quatro carnavais como um calo no sapato das gestões públicas e empatando a vista de muita gente, a troça vem levando às ruas, com seus prismas de tecido simulando as “monótonas torres recifenses”, uma ironia que nos faz refletir sobre o direito à cidade e a inadequada expansão imobiliária e à verticalização excessiva, sem planejamento urbano, que vêm se impondo sobre o Recife nos últimos anos.

(Foto: Divulgação)

Tal ironia e reflexão se refletiram, nos dois últimos anos, 2016 e 2017, em ações da Dircon e da Polícia Militar de Pernambuco durante o desfile da troça, que teve fantasias, alegorias e o estandarte destruídos e apreendidos pelos órgãos, que alegaram a “necessidade de alvará para o uso de fantasias”. ?

Atrações e ações

E são justamente as “torres de mentirinha” que começarão a ser confeccionadas na prévia, com a oficina “Minha Torre, Minha Vida”, a partir do meio-dia. “O projeto ‘Minha Torre, Minha Vida’ pretende popularizar as torres-fantasias e possibilitar a participação de um maior número de foliões na ação greística no Galo da Madrugada, visando coibir eventuais ações arbitrárias do poder público”, diz o folião Fernando Ribamar.

A partir das 16h, haverá a leitura do manifesto político-folião pelo direito à liberdade de expressão e a divulgação das próximas ações dos integrantes para a garantia dos desfiles da troça em 2018 e de indenização sobre os danos já causados.

Pontualmente às 16h20, começa a festa propriamente dita, com  VING (DJs Vi Brasil & DMingus), seguidos pela banda God Save The Chico, DJ Carlota, a banda Suzy Macho e o DJ Victor Zalma.

Rango

A Gostinho de Afeto estará na prévia, com cardápios tanto para vegetarianos quanto para quem come carne. Vai ter sobrecoxa na laranja e carna assada com gengibre, acompanhadas de feijão mulatinho, arroz carioca, farofa e salada verde, e carne assada com gengibre.

As opções vegetarianas são berinjela à parmegiana ou cannelloni de abobrinha, acompanhados por macarrão sem glúten, salada Viena e purê de batata-doce.

Prévia da Troça Carnavalesca Mista Público Privada Empatando Tua Vista apresenta: Empatando Teus Direitos, a festa!
Sábado (13), a partir do meio-dia
Casa de Evandro Q? | Rua do Sossego, 179 – Boa Vista
R$ 5 (para custear o espaço e a oficina)

Programação:
12h às 16h | 2ª Oficina “Minha Torre, minha vida”
16h | Manifesto pelo 1º Acerto de Marchas em Defesa do Estado de Direito e protocolo das ações
16h20 | Início da festa com VING (DJs Vi Brasil & DMingus)
18h | God Save The Chico
19h | DJ Carlota
21h | Suzy Macho
22h | DJ Victor Zalma