Quatro décadas reinando soberano no Carnaval do Recife, com muita história na bagagem. Grande parte desta trajetória estará presente no desfile do Galo da Madrugada deste ano (10 de fevereiro), que irá celebrar os antigos carnavais, os grandes compositores que marcaram o Clube de Máscaras, e o homenageado de 2018: o jornalista pernambucano Francisco José.

A história do Galo – que completou 40 anos nesta terça, 23 de janeiro – estará representada, especialmente, nos seus carros alegóricos, concebidos pelo cenógrafo Ary Nóbrega. São seis, no total. Quatro deles fazem referências ao tema deste ano: “Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana”.

Carro Abre-Alas do Galo da Madrugada (Foto: Leonardo Vila Nova/PorAqui)

“Eles trazem a síntese do tema: os “Carnavais do Passado”; “Pernambuco de todos os Carnavais”, mostrando as cidades do interior; os “Grandes Compositores” que conviveram durante essas quatro décadas com o Galo; e o “Galo no Brasil e no Mundo”, mostrado a dimensão que o Galo tomou”, conta Rômulo Menezes, presidente da agremiação.

As 72 fantasias produzidas pelos carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes são inspiradas no folião pernambucano e nas temáticas de cada um dos carros: a “fervura” do frevo, pierrots, colombinas, arlequins, compositores, caboclinhos, macaratus, Caretas de Triunfo, Papangus de Bezerros e diversas outras figuras que representam o carnaval recifense, do Brasil e a presença do Galo da Madrugada no mundo.

Em seu 41º desfile, o Galo da Madrugada terá um total de 4 mil pessoas envolvidas na sua realização: músicos, cantores, dançarinos, diretoria, seguranças, figurinistas, costureiras, estandartes, passistas, entre outros. Além das mais de 2 milhões de pessoas que se esbaldam, nas ruas do Centro do Recife, por amor a esse galo tão festeiro, e, agora, “quarentão”.

O homenageado

Francisco José, ao lado do boneco gigante criado por Silvio Botelho (Foto: Leonardo Vila Nova/PorAqui)

Ao longo de 40 anos ininterruptos, o jornalista Francisco José realizou a cobertura do Galo da Madrugada, como repórter da Rede Globo. Este ano, ele estará presente no desfile novamente. Mas, desta vez, em cima do último carro alegórico da agremiação, na condição de homenageado.

“É uma honra muito grande receber essa homenagem do Galo, que eu creio que não é só pra mim, mas pra toda a imprensa, todos nós que fazemos a cobertura, que tornamos esse Galo, pela beleza que ele representa, o maior bloco de carnaval do planeta”, disse Chico José.

O jornalista encontrou, nesta manhã, o boneco gigante, que é a “sua imagem e semelhança” (inclusive, trajava uma camisa de mesma cor). “Ficou parecido, não foi?”, disse Chico José sobre a criação do bonequeiro olindense Silvio Botelho, e que passará a integrar hall de personalidades que ganharam eternidade pelas mãos do artista.

Galo já bota as asinhas de fora

A festança que o Galo da Madrugada prepara nestes seus 40 anos praticamente já começou. A cervejaria patrocinadora do evento irá montar uma galeria de galos gigantes a céu aberto.

Serão 10 galos, espalhados em vários pontos da cidade, pintados por artistas plásticos pernambucanos: como Jota ZerOff, Galo de Souza e Vacilante, entre outros. No final do carnaval, haverá um leilão dos galos, com renda revertida para instituições de caridade. Até o domingo, os galos estarão instalados.

(Foto: Marcelo Lacerda/PCR)

Além disso, outros eventos já estão acontecendo e outros estão programados: a Quinta do Galo, que acontece semanalmente na sede da agremiação, bairro de São José, tem mas duas edições previstas, antes do Carnaval: nesta quinta (25), com Maestro Spok e convidados; e no dia 1º de fevereiro, com Maestro Forró e convidados.

Guia dos camarotes no Galo da Madrugada 2018

Os Ensaios do Carnaval também continuam a todo vapor, todos os sábados, sob o comando do cantor André Rio e do Bloco das Ilusões, recebendo vários convidados, também na sede do Galo.

E um palco montado na Rua da Moeda também terá apresentações carnavalescas promovidas pela patrocinadora, nos próximos dois domingos, com o cantor Gustavo Travassos: dia 28, ele recebe Romero Ferro. Já no dia 4, o convidado será Nonô Germano.