O Carnaval tá aí, batendo a porta, mas ainda dá tempo de treinar o frevo pra caprichar nos passos durante os dias de folia.

Confira três opções pra ficar craque na dança antes, durante e depois do Carnaval. ?

1 – Guerreiros do Passo

Há 12 anos o grupo de passistas Guerreiros do Passo oferece aulas gratuitas da dança na Praça Tertuliano Feitosa, a famosa Praça do Hipódromo, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife.

O Projeto Frevo na Praça tem aulas comandadas pelos passistas integrantes do grupo, abertas a alunos de 6 a 75 anos. Nos encontros são disponibilizados conteúdos sobre o ritmo pernambucano e informações sobre o método de ensino da dança criado pele mestre Nascimento do Passo.

(Foto: Eduardo Araújo)

As aulas acontecem duas vezes na semana: às quartas, a partir das 19h, e aos sábados, às 15h.

Praça Tertuliano Feitosa (Praça do Hipódromo), Hipódromo, Recife – PE
Quando: quartas, às 19h; sábados, às 15h
As aulas são gratuitas

2 – Espaço Frevente

Para quem mora na Zona Sul, a opção mais próxima é a do grupo formado pelo Espaço Frevente, com aulas comandadas pelo passista Alex Pontes no Parque Dona Lindú, em Setúbal.

(Foto: Divulgação)

As aulas acontecem às quartas, a partir das 19h, e aos sábados, às 10h30, com 1h30 de duração. Para participar é necessário ter no mínimo 12 anos de idade. É pedida uma contribuição simbólica de R$ 50 por, como forma de mensalidade, para arcar com os custos de manutenção das aulas.

Parque Dona Lindú, Setúbal, Recife – PE
Quando: quartas, às 19h; sábados, às 10h30
Valor: R$ 50/mês

3 – Brincantes das Ladeiras

Em Olinda, o grupo de passistas Brincantes das Ladeiras reverencia o frevo com aulas gratuitas na Cidade Alta.

Os passos são ensinados pelo passista Wilson Aguiar e a as aulas acontecem na Praça Laura Nigro, aos sábados, a partir das 16h, quando o sol já deu uma trégua. É só calçar o tênis, pegar a sombrinha e aparecer na hora marcada.

(Foto: Divulgação)

No sábado (27), o grupo faz uma aula espetáculo – a última antes da folia – que abre o cortejo Trote do Elefante, do Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda, às 16h.

Praça Laura Nigro – Rua de São Bento, Carmo, Olinda – PE
Quando: aos sábados, a partir das 16h
As aulas são gratuitas

4 – Paço do Frevo

O museu dedicado ao ritmo pernambucano tem aulas de frevo e de outros ritmos populares também presentes no período de folia carnavalesca, como o cavalo marinho, caboclinho e maracatu. Em janeiro, tem cursos de verão com duração de um mês. Quando o Carnaval passa, tem cursos regulares que variam de acordo com o semestre. A programação com todos os cursos pode ser conferida no site do museu.

(Foto: Divulgação)

Além dos cursos, o museu também oferece a vivência Vamos Cair no Passo. Às terças (9h às 16h), sábados e domingos (14h às 17h), os visitantes do museu podem, ao término da visita, experimentar 10 passo básicos da dança. Depois, o grupo encerra a vivência caindo no passo e improvisando com o que foi aprendido.

Um dos cursos de verão deste mês de janeiro é o de Frevo Cinquentão, modalidade do frevo que você já conheceu PorAqui, mas vale a pena conferir novamente:

‘Mexe com Tudo’ apresenta uma forma diferente de dançar frevo: o Cinquentão!

Rua da Guia, s/n, Bairro do Recife, Recife – PE
Os cursos e valores podem ser consultados no site do Paço do Frevo