Quer dar um tempo do vuco-vuco das ladeiras de Olinda neste Carnaval? Tá tranquilo e favorável, pois tem programação certa para você. A Casa da Rabeca do Brasil, localizada na Cidade Tabajara, em Olinda, promoverá o 14º Carnaval Mesclado neste domingo (11) e segunda-feira (12) de Carnaval, das 8h às 17h, com atrações gratuitas.

Celeiro cultural, Cidade Tabajara alerta para colapso na periferia

Uma verdadeira maratona da cultura popular pernambucana vai  passar pelo palco do tradicional espaço dedicado à preservação da cultura e tradição do nosso Estado. Reduto de artistas populares, neste Carnaval a Casa da Rabeca do Brasil receberá uma mistura de ritmos.

Vai ter cavalo marinho também. Foto: divulgação

Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Maracatu de Baque Virado e Estrela Brilhante, o Maracatu Piaba de Ouro e o Caboclinho Índio Canindé Brasileiro, além de orquestras de frevo, passistas e grupos de cavalo marinho, são alguma das atrações.

Durante o 14º Carnaval Mesclado, na segunda-feira (12), a partir das 9h, também acontecerá o 28º Encontro de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, na Praça Ilumiara Zumbi, também na Cidade Tabajara

Casa da Rabeca é história

Manoel Salustiano Soares (1945-2008), mais conhecido como Mestre Salu, foi um dos principais dançadores de Cavalo-Marinho da Zona da Mata de Pernambuco. Nascido em Aliança, desde pequeno participou de folguedos populares existentes no entorno de onde morava e aprendeu a tocar rabeca com o pai, João Salustiano.

Fundador do Maracatu Piaba de Ouro, uma das atrações do festival, Mestre Salu também foi artesão, confeccionando rabecas, máscara de cavalo-marinho e mamulengos. Ainda em vida, fundou a Casa da Rabeca do Brasil, espaço de resistência que tem a missão de preservar a cultura popular pernambucana.

Nos idos de 2002, quando inaugurada e ainda uma tenda coberta de palhas de coqueiros, a Casa recebia sempre aos domingos os familiares do Mestre e amigos da Zona da Mata Pernambucana. Sonho do Mestre que se tornou realidade, o espaço cultural amadureceu e hoje é reduto de referência dos artistas populares pernambucanos.

14º Carnaval Mesclado
?
Casa da Rabeca do Brasil (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Olinda/PE)
⏰8h às 17h
? 11 e 12 de fevereiro de 2018 (domingo e segunda de Carnaval)
? (81) 3371.8197
Acesso Gratuito