“Essa semana eu já dei umas 10 a 15 entrevistas”. Esta frase não é propriamente de uma celebridade. Ou é… Afinal, o que dizer de alguém que carrega em suas mãos, a cada carnaval, o símbolo de imponência do maior bloco carnavalesco do mundo?

Neste sábado (10), o Galo da Madrugada dá o start do Carnaval do Recife. E, à sua frente, conduzindo o desfile, Seu Zacarias, o primeiro porta-estandarte do Clube de Máscaras, e um dos principais símbolos da mais aclamada agremiação de Pernambuco.

Galo da Madrugada conta 40 anos de história em 2018

Dos 74 anos de vida de Fernando Zacarias, 40 são dedicados ao ofício de porta-estandarte do Galo. Ou seja: desde o primeiro desfile até hoje. Morador do Arruda, técnico em eletricidade aposentado pela Celpe, membro do Coral da Igreja do Carmo do Recife, frequentador (no modo “pianinho”) do Clube das Pás, é no Sábado de Zé Pereira que ele vê, a cada ano, se consagrar e se renovar o seu sonho de criança.

Começo de tudo

“Era um sonho que eu tinha, desde os 9 anos, de ser porta-estandarte do Carnaval do Recife”, diz Zacarias. “Meu pai me levava para a ‘Pracinha do Diario’, pra ver o carnaval, e eu ficava vidrado vendo os porta-estandartes, como eles se movimentavam”, lembra.

Zacarias em seus primeiros anos de Galo da Madrugada (Foto: arquivo pessoal)

Como porta-estandarte, começou no Abanadores de Arruda e também passou pelo Clube das Pás Douradas. Mandou bem logo no início. “ Eu ganhei como melhor porta-estandarte, no Concurso da Fundação de Cultura Cidade do Recife. E nos outros anos, também. Durante quatro anos fui campeão. Até que me deram placa em homenagem, dizendo que eu não poderia mais concorrer”, diz o hors concours.

Até que chegou o convite para fazer parte de uma agremiação estreante na época, que se chamava Galo da Madrugada. O convite partiu do próprio Enéas Freire, fundador e presidente do Galo até o seu falecimento, em 2008. Muitos outros daquela época também já partiram. Zacarias continua firme e forte. “Acho que sou eu o único porta-estandarte vivo, na minha idade”.

O ontem, o hoje e o amanhã

Zacarias já prepara o terreno para o seu sucessor: o neto Vinicius Artur Zacarias, de 15 anos. Desde os seis, ele é o porta-estandarte do Pinto do Galo, e vem acompanhando o avô no dia do Galo. “Eu quero que ele vá pegando a prática de como é desfilar no Galo da Madrugada”. O mais recente estandarte do Clube de Máscaras, de 2015, foi, inclusive, inaugurado pelo jovem.

Galo da Madrugada esteve em Brasília recebendo o Mérito da Ordem Cultural. Zacarias estava lá (Foto: Divulgação)

Enquanto a hora de Artur não chega, Zacarias vem cumprindo à risca sua missão. “Uns dois meses antes eu vou me preparando, dormindo mais cedo me alimentando melhor, comento mais frutas”, diz. “E beber, só água. Se eu fosse beber tudo que me oferecem durante o desfile, eu acho que não chegava nem na metade do percurso”.

Meio tímido sobre a importância do seu posto no bloco, Zacarias vai tendo alguns lampejos do que é ser porta-estandarte do Galo. “Fizeram uma reportagem comigo, no Jornal Nacional, que foi vista em 72 países.. uma entrevista em plena Av Guararapes. Pra mim, isso foi uma glória. Eu nunca imaginava que esse sonho de criança fosse se tornar tudo isso”.

Zacarias com Carlinhos Brown, quando o Galo da Madrugada foi homenageado pelo bloco do músico baiano (Foto: Divulgação)

Das lembranças que traz, o começo de tudo ainda reverbera. “Lembro muito do primeiro desfile do Galo, o pessoal vendendo cerveja num caminhão. Era umas 70 pessoas no bloco, mais ou menos”. “E, até hoje, a alegria é a mesma. Você ser abordado pelas pessoas pra tirar fotos. Até uma peruca dessa minha já me pediram. Foi um alemão… aí eu dei a peruca a ele”.

Zacarias na Marquês de Sapucaí (RJ), no desfile da Unidos de Vila Isabel (Foto: arquivo pessoal)

Mas o momento mais fascinante para Zacarias ainda é o mesmo, há 40 anos. “A maior emoção que sinto é quando soltam os fogos e eu tenho que pegar o estandarte e fazer evolução”, conta. “Eu fico emocionado. Se Deus me escolheu pra isso, é porque não era pra qualquer um”.

Hoje tem Galo da Madrugada. E hoje tem Seu Zacarias!