“De tudo o que há no mundo tem na Feira de Caruaru”, já dizia a música composta por Onildo Almeida e gravada por Luiz Gonzaga em 1957. Mas quando o casal Gisele Farias (caruaruense) e Marc Colominas (espanhol) chegaram a Caruaru em 2012 para morar e abrir um restaurante, notaram que não havia na cidade um lugar para saborear as deliciosas receitas da culinária catalã.

O casal decidiu morar em Caruaru depois de uma experiência de oito anos vivendo em Londres, cidade onde eles se conheceram. Marc vem de uma família de cozinheiros tradicionais da Catalunha, é graduado em gastronomia na Escuela de Pastelaria del Gremio de Barcelona, e se especializou como chef de Pâtisserie (pães, croissant, sobremesas) na Escuela de Hosteleria Hoffman. Em Londres ele trabalhou como chef no restaurante One Lombard Street.

Paella Gigante é o prato mais famoso do Barcelona Tapas (Foto: Divulgação)

Chegando em Caruaru, o casal procurou um local descolado e aconchegante para abrir seu empreendimento: a casa de número 160 na rua mais boêmia da Princesinha do Agreste, a Rua Silvino Macêdo, popularmente conhecida como Rua da Má Fama (volto a falar nesta rua em outra postagem!).

O ambiente é acolhedor e simpático, como um típico povoado espanhol à beira do mar Mediterrâneo. O cardápio tem aproximadamente 60 itens, dentre tapas (petiscos, em espanhol), massas, rizotos, carnes, peixes, aves e sobremesas. O destaque é a tradicional e deliciosa Paella. O restaurante tem uma boa seleção de vinhos espanhóis, chilenos, italianos e franceses, além de cervejas, e a tradicional Sangria, bebida espanhola que mistura vinho, licor, conhaque e frutas.

O Barcelona Tapas fica na Rua da Má Fama, 160 (Foto: Leo Salazar/PorAqui)

O Barcelona Tapas abre para o almoço de terça a domingo, e para o jantar de terça a sábado. Gisele e Marc estão planejando para este ano abrir de quinta a sábado a partir das 16h, oferecendo no cardápio itens de pastelaria e padaria artesanal (pães, croissants, sobremesas) para aqueles que gostam de um cafezinho no final da tarde.

Uma dica: vale conferir o cardápio executivo com preços reduzidos que o Barcelona Tapas oferece no almoço de terça a sexta. À noite, rola clone de tapas às terças-feiras, e clone de sangria às quintas-feiras.

Ben Vingut (bem-vindo, em catalão)!

Drink é uma mistura vinho, licor, conhaque e frutas (Foto: Leo Salazar/PorAqui)