O projeto Prepara Criativo chega a Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e se apresenta como um ciclo de formação empreendedora para profissionais e entusiastas da cultura.

Serão oferecidos cursos e palestras que dialogam com o conhecimento das políticas culturais desenvolvidas pelos órgãos públicos e privados de cultura, a elaboração e gerenciamento de projetos, gestão de carreiras e formatos de negócios do campo cultural, além da gestão de redes, coletivos e equipamentos culturais.

Vão ser oferecidas 20 vagas para as 60 horas de formação gratuitas oferecidas pelo projeto, para participar basta se inscrever através do link e aguardar a confirmação que será divulgada no dia 12 de julho.

Durante a formação, serão oferecidas três palestras com apresentação de cases que discorrem com as temáticas de cada módulo, tais palestras serão gratuitas e terão acesso livre ao público.

O Prepara Criativo está dividido em três módulos: Políticas e Projetos Culturais, Plano de Negócios e Inovação e Desenvolvimento de Carreiras e Portfólio.

Confira o que cada módulo oferece:

Módulo I: Políticas e Projetos Culturais (20h)
Curso – segunda a quinta – 16 a 19 de Julho
Palestra – sexta 20 de Julho

Módulo de introdução às políticas culturais vigentes no país, assim como elaboração prática de projetos culturais tanto para solicitação de apoios e patrocínios a instituições públicas e a empresas, como também para a produção de atividades artístico-culturais.

– Políticas e Planos Culturais do Brasil;
-Tópicos de um projeto;
– Captação de recursos;
– Plano de divulgação;
– Análise de oportunidades em Pernambuco e no país.

Oficina: Cecília Pessoa
Palestra: Lúcia Padilha

Módulo II: Plano de Negócios e Inovação (20h)
Curso – segunda a quinta – 23 a 26 de Julho
Palestra – sexta 27 de Julho

Nesse módulo, os participantes terão a oportunidade de descrever os objetivos de suas respectivas atividades e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas, permitindo identificar e restringir os erros, assim como criar prospecções futuras, alinhados à novos métodos e tecnologias, dentro de uma plataforma didática e interativa.

– Modelos de Plano de Negócios;
– Estrutura do plano de Negócios;
– Business Canvas – Plano de Negócios para criativos.

Oficina: André Lira
Palestra: André Lira e Leo Salazar (Sertão Criativo)

Módulo III: Desenvolvimento de Carreiras e Portfólio (20h)
Curso – segunda a quinta – 6 a 9 de Agosto
Palestra – sexta 10 de Agosto

Estão previstas estratégias que visam oferecer a reflexão sobre a ação e o desenvolvimento de competências profissionais no âmbito da cultura criativa, tais como dinâmicas de grupo, exposições dialogadas, atividades em grupos com apresentação, experimentações, leituras e simulações de diversos processos relativos ao desenvolvimento de carreiras e à gestão de talentos.

– Processos criativos;
– Analisar a importância dos fatores capacitação, reconhecimento e crescimento do negócio;
– Criação de portfólio objetivo, criativo e com identidade para valorização do trabalho artístico;
– Transformações culturais em Pernambuco e seus impactos nas carreiras;
– Estratégias de flexibilização da carreira;
– Soluções de gestão de carreiras e vínculos trabalhistas adaptadas, tanto quanto possível, às necessidades do mercado/meio em que se está inserido – limites e possibilidades.

Oficina: Arthur Braga
Palestra: Priscila Lins