O município de Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco, em parceria com o médico especialista em medicina fetal Marcel Caldas, está oferecendo uma prática inovadora na saúde pública do município.

Nesta semana, foi realizado no Núcleo de Atendimento à Saúde da Mulher o primeiro “Chá Revelação Humanizado” realizado pelo SUS no município. A iniciativa foi ideia do dr. Marcel Caldas.

“Eu sempre via as pessoas com mais recursos financeiros fazendo esses chás de revelação e resolvi trazer essa iniciativa para o SUS. Entendo que saúde pública pode ser feita com qualidade e que os direitos devem ser iguais para todos”, pontuou Marcel.

Após a realização da ultrassonografia, as mamães dão um palpite em relação ao sexo do bebê. (Foto: Ascom Riacho das Almas)

Para o Chá Revelação, são sorteadas gestantes que estão com mais de quatro meses de gravidez. Após a realização do exame, elas e todas as outras mamães que estão aguardando para fazer a ultrassonografia dão um palpite em relação ao sexo do bebê, segurando plaquinhas.

Então, as mamães sorteadas estouram um balão com papel picado: rosa para as meninas e azul para os meninos. Maria dos Anjos foi uma das ganhadoras da surpresa.

Chá revelação humanizado. (Foto: Ascom Riacho das Almas)

“Ao ouvir o coração do bebê, nosso coração também bate de felicidade. Eu já tinha ouvido falar nesse chá revelação, mas nunca tinha visto e é muito bom ter a oportunidade de fazer isso aqui”, disse ela, que descobriu que será mãe de uma menina. Além da brincadeira, Maria ganhou um porta-retrato com a foto do rostinho de sua bebê, tirada durante o exame

“Esta é uma iniciativa maravilhosa, é uma forma alegre e bem humorada de dizer às mães o sexo de seus filhos”, comentou a secretária de Saúde, Scheyla Gonçalves.

As futuras mamães recebem a imagem do bebê feitas durante o exame. (Foto: Ascom Riacho das Almas)

Os exames de ultrassonografia no Núcleo de Assistência à Saúde da Mulher de Riacho das Almas são realizados quinzenalmente sempre as terças-feiras à tarde.