O clima frio, a rua enfeitada, forró tocando e muita gente já tirando a roupa xadrez e as botas do armário para prestigiar o lançamento do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na noite desta quinta-feira.

A rua 3 de maio ficou pequena para o público acompanhar a programação do Parque de Eventos Luiz Gonzaga e as novidades do São João 2018. O local foi escolhido porque há 46 anos a maior festa da cidade teve início por lá.

A rua 3 de maio se vestiu para receber os caruaruenses na noite do lançamento. (Foto: Arnaldo Felix)

De 1º a 30 de junho, Caruaru vai provar mais uma vez por que é considerada a “Capital do Forró”. Durante todo o mês, a cidade contará com 22 dias de festas espalhadas por 21 polos de animação.

Nomes de peso nacional fazem parte da grade do Pátio do Forró, maior polo de entretenimento, como: Wesley Safadão, Geraldo Azevedo, Maiara e Maraísa, Aviões, Alceu Valença, Gabriel Diniz, Elba Ramalho, Luan Santana, Alcymar Monteiro, Matheus e Kauan, Israel Novaes e até o baiano Léo Santana.

O cantor Wesley Safadão está de volta ao São João de Caruaru. (Foto: Divulgação)

O público estimado para este ano é de mais de 2,5 milhões de pessoas. Além dos nomes de peso no cenário musical que atraem multidões, a valorização da tradição cultural tem sido uma marca da festa em Caruaru. Repetindo o sucesso do ano passado, a Prefeitura vai ampliar ainda mais o São João Rural, que, em 2017, levou o caminhão-palco para quatro localidades e que, agora, chega a dez.

Outra novidade é que o Alto do Moura, bairro que concentra diversos ateliês de ceramistas, museus, bares, restaurantes, pousadas, grupos musicais e de danças regionais, terá dois espaços destinados à cultura: o Polo Mestre Galdino, com um Centro de Arte Figurativa, que reunirá, num Pavilhão de Arte em Barro, cerca de 60 estandes; e o Polo Mestre Vitalino, com shows de grandes nomes da música regional.

O moderno e o tradicional se misturam numa festa que agrada a todos. (Foto: Arnaldo Felix)

“Entendemos que a descentralização, levando a festa à Zona Rural, e a valorização de todas as representações artísticas, como o artesanato, mostram o grande potencial da nossa gente. O São João, da forma como foi pensado, apresenta boa parte das riquezas de Caruaru, que se destaca não só pela cultura, mas pelo turismo e por outras atividades econômicas, como o comércio e a indústria da moda”, explica a prefeita da cidade, Raquel Lyra.

A abertura oficial será realizada no sábado (02/06), a partir das 19h, na Estação Ferroviária. Mas quem chegar à cidade na sexta (1º) já pode desfrutar de uma prévia do São João 2018, com apresentações nos polos da Estação e no sítio Pau Santo, na Zona Rural – que recebe a primeira apresentação do São João na Roça.

No Pátio do Forró, a festa começa também no sábado (02/06), com apresentações da Orquestra de Pífanos e Maestro Mozart Vieira, da banda Fulô de Mandacaru, da cantora paraibana Elba Ramalho e do cantor Jonas Esticado.

A cantora Elba Ramalho estará, mais uma vez, na abertura do São João de Caruaru. (Foto: Divulgação)

Os espaços para as apresentações das quadrilhas juninas, para os pequenos, declamadores e repentistas e o autêntico pé de serra também estão garantidos. O público alternativo terá à sua disposição o Polo Azulão, que traz um som com uma pegada mais pop com nomes como Cordel do Fogo Encantado.

Para garantir a segurança, o Centro de Comando e Controle Integrado, que no ano passado registrou uma redução de 38% nos índices de violência, também estará funcionado com 45 câmeras. Os profissionais envolvidos começarão a trabalhar já no primeiro dia da festa.

Muita gente compareceu a festa de lançamento do São João de Caruaru. (Foto: Arnaldo Felix)

O estilista Ronaldo Fraga, mais uma vez, assina a Identidade Visual do São João. Este ano, a ilustração dos dançarinos, que fizeram tanto sucesso em 2017, mostrará a quadrilha junina vista de lado e não mais de cima, fazendo uma referência ao Mané Gostoso – boneco típico do artesanato caruaruense – e a uma tesoura que representa a importância do Polo de Moda do Agreste.

Ronaldo Fraga e a prefeita de Caruaru Raquel Lyra. (Foto: Divulgação)

Confira a programação completa do Pátio do Forró: