Conhecida Brasil afora como a cidade-mãe do polo de confecções do agreste de Pernambuco, Santa Cruz do Capibaribe é a base de um projeto ambiental que tem conquistado excelente visibilidade, o Bichos da Caatinga. O projeto já foi destaque nos dois principais jornais da TV aberta brasileira, o Jornal Nacional da Globo e o Jornal da Record, além de um grande número de sites e portais nacionais.

O retrato das dificuldades de quem lida com a seca no Agreste

O projeto é ao mesmo tempo simples e sofisticado, consiste na união de alguns amigos que compartilham experiências e a disposição de colocar a rica biodiversidade da Caatinga em evidência, mostrando que, mesmo com a seca, se a mata nativa estiver preservada, a vida selvagem seguirá vibrando no semiárido brasileiro.

Para tanto, o grupo realiza atividades como monitoramento de fauna com instalação de armadilhas fotográficas em locais estratégicos e trilhas para capturar as melhores imagens da fauna e da flora do bioma Caatinga. Com esse trabalho, o projeto já conseguiu registrar diversas espécies, tais como: jaguarundi, gato-do-mato, tamanduá-mirim, gambá, mão-pelada, raposa, teiú, tatu, iguana, além de várias espécies de aves e répteis.

Eventualmente, o projeto realiza soltura de animais silvestres, sempre que possível eles plantam mudas de espécies nativas para ajudar a natureza a se recompor. Nos períodos de seca mais severa, a equipe cria e abastece periodicamente bebedouros artificiais para os animais selvagens que vivem na mata. Tudo isso buscando maneiras de desestimular o desmatamento e a caça, e estimular a preservação das espécies e da mata nativa.

Depois do trabalho de campo, o pessoal transforma essas ações em conteúdo relevante com linguagem simples e envolvente com objetivo de conseguir um maior engajamento através das redes sociais, e fazer valer o propósito do projeto: inspirar cada vez mais pessoas a cuidar da natureza, através do único bioma exclusiva brasileiro: a Caatinga.

Instagram: @bichosdacaatinga
Facebook: Bichos da Caatinga

 

Por Bruno Bezerra

Administrador de empresas, empreendedor, ambientalista e entusiasta da paixão como combustível que move as pessoas que movem o mundo. Presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe e coordenador do projeto Bichos da Caatinga, presente no Facebook e no Instagram.

 

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas