Todo sábado é assim: o sujeito acorda e vai logo para a Feira de Caruaru comprar qualquer coisa que esteja faltando em casa e, claro, comer e beber o que de melhor a praça de alimentação tem para oferecer.

Hoje localizada no Parque 18 de Maio, a Feira de Caruaru abrange outras “feiras”: a Feira de Artesanato, a Feira do Paraguai (importados), a Feira do Troca,  a Feira da Sulanca, a Feira Livre (frutas, verduras, raizes, ervas, flores, plantas, artigos em couro, bolos, doces, gomas, artigos de mesa e banho, ferragens, fumo, etc), além dos prédios do Mercado de Farinha, do Mercado de Carne, do Museu do Cordel e da Casa da Cultura José Condé.

Em 2017, à convite da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, os chefs de cozinha Rivandro França, Claudemir Barros, Raul Nunes e Geo Bassani visitaram a feira e conheceram de perto o que é produzido na região e vendido no local. Esse material virou inspiração para os pratos que foram criados especialmente para o festival gastronômico Comida de Feira, e que até hoje permanece no cardápio dos restaurantes da praça de alimentação.

De lamber os beiços (Foto: Arnaldo Felix/Prefeitura de Caruaru)

Para o Restaurante do Heleno, o chef Rivandro França criou o prato intitulado “De lamber os beiços”: um delicioso sarapatel servido com verdura e pirão de queijo coalho.

Arroz arretado (Foto: Arnaldo Felix/Prefeitura de Caruaru)

Para o Restaurante de Tia Guida, o chef Raul Nunes criou o prato intitulado “Arroz arretado”: arroz cozido ao molho de Rabada com a própria carne desfiada acompanhada de pirão.

Favas à moda da feira (Foto: Arnaldo Felix/Prefeitura de Caruaru)

Para o Restaurante Mãe Beata, o chef Claudemir Barros criou o prato intitulado “Favas à moda da feira”: favas cozidas e temperadas ao molho pernambucano acompanhada de bode guisado.

De tudo que há no mundo (Foto: Arnaldo Felix/Prefeitura de Caruaru)

Para o Restaurante de Tia Bia, o chef Geo Bassani criou o prato intitulado “De tudo que há no mundo”: bolinhos de charque servidos com purê de macaxeira e molho de umbu.

Feijão com arroz é amor de dois (Foto: Arnaldo Felix/Prefeitura de Caruaru)

Para o Restaurante São José, o chef Raul Nunes criou o prato intitulado “Feijão com arroz é amor de dois”: baião-de-dois cremoso com tiras de carne de sol e farofinha crocante.

A Praça de Alimentação da Feira de Caruaru (Foto: Arnaldo Felix/Prefeitura de Caruaru)

Serviço

Praça de Alimentação da Feira de Caruaru

De segunda a sábado

Das 6h ás 17h