Começa nesta quarta-feira (04), mais uma edição do Virtuosi. A abertura do evento acontece em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, com uma maratona de concertos e apresentações de instrumentistas de alta qualidade, a nível do Sexteto Brassil, Felícia Coelho (PB) e Quinta Essência Quarteto.

As apresentações são completamente gratuitas e ocorrem na Igreja Matriz da cidade até domingo (08). Em seguida, a temporada de música erudita acontece em Garanhuns e Gravatá.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Conceição Moura, a quarta edição do evento na “terra dos músicos” tem seu foco principal na realização de master classes para instrumentistas de sopros.

Felícia Coelho se apresenta na quinta-feira, dia 05. (Foto: Divulgação)

Mais de 80 jovens trompetistas, trombonistas, trompistas, tubistas, flautistas, clarinetistas e saxofonistas se inscreveram nas oficinas e serão beneficiados com estas atividades.

Cinco concertos estão programados para a etapa em Belo Jardim. Com o Sexteto Brassil, nesta quarta-feira (04), se apresentam os trompetistas Ayrton Benck e Glaucio Xavier, do trompista Cisneiro Andrade, do trombonista Alexandre Magno, do tubista Valmir Vieira e do percussionista Glauco Andreza.

O Sexteto Brassil foi formado no final dos anos 70 por músicos estrangeiros. É o grupo de metais mais antigo e um dos mais respeitados da música instrumental brasileira de câmara. Está consolidado na UFPB, desde 1980. Se apresenta às 20h.

O Festival Virtuosi acontece em Belo Jardim, Garanhuns e Gravatá. (Foto: Divulgação)

Na quinta-feira (05), é a vez de um programa especial para flauta, clarinete e saxofone com participação de Felícia Coelho (PB), Gueber Santos (PE) e José Veríssimo (PB), todos professores que darão master classes no festival. Às 20h.

Sexta-feira (06), também às 20h, sobem ao palco da Igreja Matriz o Coral Moura, sob a regência da Maestrina Laciete Silva e a Banda do Insituto Federal de Pernambuco – IFPE – Campus Belo Jardim.

O Quinta Essência Quarteto, um dos mais prestigiados grupos camerísticos do Brasil, além de ministrar master classes para o grupo de flautas doce de Belo Jardim, realiza concerto no sábado (07). Esta é a primeira vez que o grupo participa dos festivais que o Virtuosi promove ao longo do mês de julho.

Cinco concertos estão programados para a etapa em Belo Jardim. (Foto: Divulgação)

No domingo (08), às 11h, o Virtuosi apresenta o recital dos alunos inscritos nas master classes do evento.

O IV Virtuosi Belo Jardim tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei federal de incentivo fiscal e do Instituto Conceição Moura com apoio do Grupo Moura, Prefeitura de Belo Jardim e Instituto Federal de Pernambuco – IFPE – Campus Belo Jardim e CEPE.